Pensamento crítico e os documentos oficiais e orientadores curriculares no Brasil

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Mots-clés :

Pensamento Crítico. BNCC. LDB. Educação Básica

Résumé

O artigo teve como objetivo analisar como a LDB e a BNCC abordaram o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) na Educação Básica. Buscou-se identificar se esses documentos orientaram explicitamente sua promoção e de que forma isso ocorre. A pesquisa, de abordagem qualitativa com formato descritivo analítico do tipo análise documental. envolveu leitura e interpretação dos textos legais. Constatou-se que a LDB mencionou o PC apenas uma vez, nas finalidades do Ensino Médio, enquanto a BNCC citou seis vezes em um documento de 600 páginas, nas disciplinas de História e nas finalidades do Ensino Médio (33%) e em Língua Portuguesa e áreas das linguagens (17%), não aparecendo em outras disciplinas. Diante disso, o estudo defende a necessidade de aprofundar a compreensão do PC nesses documentos, a fim de incluí-lo de forma explícita em todos os níveis da Educação Básica e assim, fortalecer a formação integral dos estudantes.

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Bibliographies de l'auteur

Bruna Fernanda Pacheco Pereira, Universidade do Vale do Taquari

Doutoranda Universidade do Vale do Taquari. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5178-4242.

Josiana Scherer Bassan, Universidade Franciscana

Doutoranda da Universidade Franciscana (UFN), docente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3550-8384

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

Doutor em Didática, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0610-6896

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Publiée

2025-11-24

Comment citer

PEREIRA, Bruna Fernanda Pacheco; BASSAN, Josiana Scherer; VIEIRA, Rui Marques. Pensamento crítico e os documentos oficiais e orientadores curriculares no Brasil. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025010, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2699. Acesso em: 27 nov. 2025.