Pensamento crítico e os documentos oficiais e orientadores curriculares no Brasil
Mots-clés :
Pensamento Crítico. BNCC. LDB. Educação BásicaRésumé
O artigo teve como objetivo analisar como a LDB e a BNCC abordaram o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) na Educação Básica. Buscou-se identificar se esses documentos orientaram explicitamente sua promoção e de que forma isso ocorre. A pesquisa, de abordagem qualitativa com formato descritivo analítico do tipo análise documental. envolveu leitura e interpretação dos textos legais. Constatou-se que a LDB mencionou o PC apenas uma vez, nas finalidades do Ensino Médio, enquanto a BNCC citou seis vezes em um documento de 600 páginas, nas disciplinas de História e nas finalidades do Ensino Médio (33%) e em Língua Portuguesa e áreas das linguagens (17%), não aparecendo em outras disciplinas. Diante disso, o estudo defende a necessidade de aprofundar a compreensão do PC nesses documentos, a fim de incluí-lo de forma explícita em todos os níveis da Educação Básica e assim, fortalecer a formação integral dos estudantes.
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© Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática 2025

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