Experimentos de química

uma proposta contextualizada com a realidade de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do campo

Autores

  • Ana Paula Gonçalves de Almeida Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
  • Priscilla Coppola de Souza Rodrigues Universidade de Brasilia. Brasília, DF, Brasil.
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Palavras-chave:

Experimentos de Química. Materiais Alternativos. Ensino de Química. Educação do Campo.

Resumo

Um dos maiores desafios da Educação do Campo, é a articulação do conhecimento científico, partindo da realidade em que a escola está inserida. Portanto, o objetivo desse relato de experiência foi compartilhar os aprendizados e reflexões adquiridos por estudantes do 1o ano do Ensino Médio de uma escola do campo sobre a experimentação problematizadora. A pesquisa foi qualitativa e o corpus de análise crítica deste relato de experiência foram 24 estudantes do 1o ano do Ensino Médio de uma escola do campo. Foram realizados quatro experimentos demonstrativo com base na metodologia problematizadora. Observamos que apesar de algumas dificuldades para a implementação da experimentação problematizadora, foi gratificante observar que as aulas foram um espaço que favoreceu o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade de resolução de problemas, que são importantes para a compreensão da Química, consideramos os interesses e a realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gonçalves de Almeida, Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Licenciada em Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Natureza. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-1742-487

Priscilla Coppola de Souza Rodrigues, Universidade de Brasilia. Brasília, DF, Brasil.

Professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade UnB - Planaltina, atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo. Possui doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2016) e Mestrado em Química pela Universidade de Brasília (2010). Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Fluidos Complexos, atuando principalmente nos temas: síntese e caracterização de nanocoloides magnéticos. E experiência na área de Ensino de Ciências e de Química para a Educação do Campo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6165-7733

Jeane Cristina Gomes Rotta , Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Bacharel (1995) e Licenciada em Química (2003) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Mestrado em Química (1998) e doutorado em Ciências pela FFCLRP-USP (2003). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III da Universidade de Brasília UnB - Campus Planaltina - FUP. Coordena o projeto de extensão: O ensino de Ciências e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola e o LAPEC I, laboratório que desenvolve atividades de pesquisa em ensino de ciências e extensão junto as escolas básicas de Planaltina e região e os licenciando do curso de Ciências Naturais. Pesquisa questões referentes a formação inicial e continuada de professores de Ciências Naturais, a interdisciplinaridade e a afetividade no Ensino de Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

Referências

ASSIS, E. B.; BARBOSA, F. F., BORGES, V. F. S.; BORGES, V. F. S. Experimentação no ensino de Química: uma análise na Educação do Campo. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem Estar-RECH, Humaitá, v. 5, n. 2, p. 337-354, 2021.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

COSTA, D. A.; LOPES, G. R.; LOPES, J. R. Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, v.14, p.243-253, 2015.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2005. p.125-150.

DUMBA, E. G.; RODRÍGUEZ, J. J. M.; FUENTES, M. T. Processo de Ensino-Aprendizagem da Química nas Escolas do Moxico Sustentado no Experimento Químico Escolar. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 251-260, 2016.

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no ensino de química na educação básica: uma revisão de literatura. Revista Debates em ensino de Química, Recife, v. 6, n, 1, p. 136-152, 2020.

JUNIOR FRANCISCO, W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 34-41, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MENDES, M. P. L.; FADIGAS, J. C. O Ensino de Química no Contexto da Educação do Campo: Uma Revisão Bibliográfica nos Anais do ENEQ (2008–2020). Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 9, n. 4, p. 172-185, 2023.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do Campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALETENJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 326-333.

REIS, M. Interatividade Química. Coleção Delta Ensino médio, volume único, Brasília: FTD, 2004.

SANTOS, L. R.; MENEZES, J. A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 12, n. 26, p. 180-207, 2020.

SCHUTZ, D. A Experimentação como forma de conhecimento da realidade. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Química). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SILVA, P. H. F. Leite: aspectos de composição e propriedades. Química nova na escola, São Paulo, n. 6, p.3-5, 1997.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

GONÇALVES DE ALMEIDA, A. P.; COPPOLA DE SOUZA RODRIGUES, P.; GOMES ROTTA , J. C. Experimentos de química: uma proposta contextualizada com a realidade de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do campo. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024014, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1871. Acesso em: 26 dez. 2024.