“Dezena e dúzia”

uma análise microgenética acerca da compreensão de conceitos matemáticos com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Nathália Fafarão Ruiz Universidade Estadual de Maringá
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá
  • Angélica Sanches Medina Schibilinski Universidade Estadual de Maringá
  • Flávia Belini Querino Martins Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Matemática. Análise microgenética. Ensino Fundamental.

Resumo

A pesquisa analisou o episódio "dezena e dúzia" em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de avaliar como os alunos compreendem esses conceitos. Para tanto, buscamos responder à seguinte pergunta norteadora: de que maneira a realização de tarefas escolares, como o episódio "dezena e dúzia", contribui ou não para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental? Utilizamos uma abordagem qualitativa, com observação direta, videogravações e anotações. A análise microgenética, fundamentada na teoria enunciativa-discursiva, foi aplicada para interpretar as interações. Embora as atividades tenham utilizado elementos do cotidiano dos alunos, não houve uma conexão significativa entre a prática pedagógica e a realidade dos discentes. A conclusão indicou que os alunos não assimilaram os conceitos de dezena e dúzia, e a tarefa não contribuiu para o aprimoramento cognitivo esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Fafarão Ruiz, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9011-0486

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Angélica Sanches Medina Schibilinski, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0009-0005-2362-5403

Flávia Belini Querino Martins, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0009-0001-8600-1308

Referências

AZEVEDO, Priscila Domingues de. Os fundamentos da prática de ensino de Matemática de professores da Educação Infantil municipal de Presidente Prudente/SP e a formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de São Paulo, Presidente Prudente, 2007.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 10.ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BARBOZA, Pedro Lucio; REGO, Rômulo Marinho do; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Discurso do professor de Matemática e suas implicações na compreensão dos alunos, Bolema, Rio Claro, v.27, n.45, p. 55-74, abr. 2013.

DAVÍDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

FANIZZI, Sueli. A importância da interação nas aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 317-336, 2012.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. 4.ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. A abordagem microgenética na matriz histórico cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, UNICAMP, Campinas, SP, ano XX, n. 50, p. 9-25, abr./2000.

IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. 11.ed. São Paulo: Globo, 2005.

JARDINETTI, José Roberto Bottger. Abstrato e concreto no ensino da matemática: algumas reflexões. Bolema, São Paulo, ano 11, n. 12, p. 45-57, 1996.

MEIRA, Luciano. Análise microgenética e videografia: ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 3, p. 59-71, dez. 1994. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1994000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 17 set. 2024.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

MOURA, Manuel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora, In: CASTRO, A. D; CARVALHO, A. M. P. de (org.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. p. 143-162.

_______. Saberes pedagógicos e saberes específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro; et al. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Novas subjetividades, currículo, docência e questõespedagógicas na perspectiva da inclusão social. Recife: ENDIPE, 2006. p.489-504.

SFORNI, Marta Sueli de Faria; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Educar, Curitiba, n. 28, p. 217-228, 2006.

SILVA, Alaides Pereira. Diálogos e qualidade na Educação Infantil: um estudo de relações na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

SMOLKA, Ana Luiza. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. Caderno Cedes, Campinas, v.24, p.51-65, 1991.

TOSCANO, Carlos. A elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 191-204, jan./abr. 2013.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

RUIZ, N. F.; YAEGASHI, S. F. R.; SCHIBILINSKI, A. S. M.; MARTINS, F. B. Q. “Dezena e dúzia”: uma análise microgenética acerca da compreensão de conceitos matemáticos com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024015, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1903. Acesso em: 21 nov. 2024.