Contribuições de um curso sobre Mitologia Grega e Educação em Astronomia à formação docente numa perspectiva freiriana
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Crítica, Teoria dialógica, InterculturalidadeResumo
O objetivo deste estudo é comunicar algumas contribuições para a formação de professores de um curso desenvolvido acerca da mitologia grega aplicada à Educação em Astronomia. A pesquisa possui natureza qualitativa e teve seus dados coletados e discutidos à luz de constructos teóricos da teoria freiriana. Para tanto, o curso constituiu-se como um movimento didático-epistemológico objetivando a capacitação de professores que lecionam Astronomia para lidarem com as intersecções interculturais entre mitologia grega e Educação em Astronomia moderna. Não se abstendo à dimensão técnica dos conteúdos abordados, as discussões tiveram o intuito de relacionar e evidenciar o processo político e ideológico de construção dos conhecimentos assim como sua presença na história da Astronomia e na atual leitura do céu de origem helênica.
Downloads
Referências
ABRÃO, B. S. Deusas, Deuses e heróis. São Paulo: Hunter Books, 2016a.
ABRÃO, B. S. História da Mitologia grega. São Paulo: Hunter Books, 2016b.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BATISTA, M. C.; DINIZ, T. A.; VIEIRA, T. F.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; VERDEAUX, M. F. S.; SANTOS, A. M. Astronomia no Ensino Fundamental: investigando a contribuição de formação continuada para os saberes docentes. Revista do Professor de Física, v. 8, p. 1-18, 2024.
BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega. 26 ed., v. 1. Petrópolis: Vozes, 2015a.
BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega. 26 ed., v. 2. Petrópolis: Vozes, 2015b.
BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega. 26 ed., v. 3. Petrópolis: Vozes, 2015c.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
DANIELS, M. A história da mitologia para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2016.
DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá: Gráfica e Editora Massoni, 2021.
ELIAS, M. A.; FONSECA, M. O. E onde está a Astronomia? Análise do ensino de astronomia no ensino médio com base nos documentos nacionais. Arquivos do Mudi, v. 25, n. 1, p. 26-43, 2021.
FERREIRA, M.; COUTO, R. V. L.; SILVA FILHO, O. L.; MARINHO, L. P.; MONTEIRO, F. F. Ensino de Astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210157, 2021.
FERREIRA, M.; FONSECA, M. O.; BATISTA, M. C.; SILVA FILHO, O. L.; STRAPASSON, A. B. Greek Astromythology: Intersections between Mythology History and Modern Astronomy Education. Frontiers in Education, v. 10, p. 1, 2025.
FERREIRA, M.; VIEIRA, T. F.; BATISTA, M. C.; SILVA FILHO, O. L. Proposta didática de Astronomia no Ensino Médio na epistemologia hierárquica de Gagné. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), v. 7, p. 27-53, 2023.
FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; BATISTA, M. C.; SANTOS, A. M.; VERDEAUX, M. F. S.; COUTO, R. V. L. Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas aos campos da Astronomia e de temáticas emergentes. Revista do Professor de Física, v. 8, p. I-XI, 2024.
FONSECA, M. O.; BATISTA, M. C. Pressupostos para um currículo libertador: pensando o documento a partir de Paulo Freire. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 1, p. 1-18, 2023.
FONTANA, F.; ROSA, M. P. Observação, Questionário, Entrevista E Grupo Focal. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá: Gráfica e Editora Massoni, 2021.
FRANCHINI, A. S.; SEGANFREDO; C. As melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. v. 1. Porto Alegre: L&PM, 2013.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 52. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2021a.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022a.
FREIRE, P. Conscientização. 1. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2016.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022b.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022c.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022d.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 82. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022e.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011.
HERMA, W. Deuses romanos e de outras mitologias. São Paulo: Hunter Books, 2016.
HOMERO. Odisséia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
HOMERO. Ilíada. Adaptação de Bruno Berlendis de Carvalho, ilustrações de Andrés Sandoval. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2007.
HORTA, M.; BOTELHO, J. F.; NOGUEIRA, S. Mitologia: deuses, heróis e lendas. São Paulo: Editora Abril, 2012.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. Maringá, PR. Gráfica e Editora Massoni. 2021.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SANTOS, O. C.; BRITO, D. Q.; MACIEL, F. G.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; COUTO, R. V. L.; BATISTA, M. C. Abordagens de Etnoastronomia nos livros de ciências distribuídos em 2020 pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Revista de Enseñanza de La Física, v. 35, p. 1-16, 2023.
TEIXEIRA, D. O calcanhar do Aquiles e outras histórias curiosas da Grécia Antiga. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2007.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.