Contribuições de um curso sobre Mitologia Grega e Educação em Astronomia à formação docente numa perspectiva freiriana

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Crítica, Teoria dialógica, Interculturalidade

Resumo

O objetivo deste estudo é comunicar algumas contribuições para a formação de professores de um curso desenvolvido acerca da mitologia grega aplicada à Educação em Astronomia. A pesquisa possui natureza qualitativa e teve seus dados coletados e discutidos à luz de constructos teóricos da teoria freiriana. Para tanto, o curso constituiu-se como um movimento didático-epistemológico objetivando a capacitação de professores que lecionam Astronomia para lidarem com as intersecções interculturais entre mitologia grega e Educação em Astronomia moderna. Não se abstendo à dimensão técnica dos conteúdos abordados, as discussões tiveram o intuito de relacionar e evidenciar o processo político e ideológico de construção dos conhecimentos assim como sua presença na história da Astronomia e na atual leitura do céu de origem helênica.

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Biografia do Autor

Marcos Orso da Fonseca, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4795-2397

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão.

Graduação em Física e em Filosofia, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasília na área de Ensino de Física com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, é professor permanente e coordenador adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7328-2721

Felippe Guimarães Maciel, Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia Goiás

Licenciatura Plena em Física, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. ADesde 2014 leciona como professor efetivo de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás (IFG), campus Jataí, para cursos de Ensino Médio Técnico Integrado, Técnico Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Cursos Superiores de Licenciatura em Física, Engenharia Civil e Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou trabalhos nos níveis de graduação e pós-graduação na instituição. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1008-2762

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Professor e Vice-Diretor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), também credenciado ao respectivo Centro Internacional de Física (CIF). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e graduado em Física pela UnB. Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFSCar, na área de Ensino de Ciências e Tecnologias. Pesquisa e orienta nos temas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências e física; currículo e formação de professores de física; estudos foucaultianos do discurso; e políticas públicas da educação. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) da UnB, em Educação em Ciências (PPGECi) da UFRGS e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador FAPDF e CAEd/UFJF na área de avaliação digital em física. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4945-3169

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

ORSO DA FONSECA, Marcos; CORCI BATISTA, Michel; GUIMARÃES MACIEL, Felippe; FERREIRA, Marcello. Contribuições de um curso sobre Mitologia Grega e Educação em Astronomia à formação docente numa perspectiva freiriana. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025002, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2194. Acesso em: 10 set. 2025.