Integração clínica-escola e trabalho multiprofissional no atendimento a pessoas com TEA
uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Clínica-Escola, Transtorno do Espectro Autista, Teoria Histórico-Cultural, Educação inclusiva, Formação de professores.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar produções acadêmicas e científicas sobre instituições que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no formato de clínica-escola, buscando compreender seus papéis, formas de organização, desafios e contribuições no atendimento pedagógico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, realizada por meio de uma revisão de literatura do tipo “estado do conhecimento”. As buscas foram efetuadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na SciELO. Adotou-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural, em virtude de sua compreensão abrangente do desenvolvimento humano e social. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas duas pesquisas, analisadas de forma quantitativa e qualitativa. Para a análise qualitativa, foram elaboradas três categorias: 1) Caracterização das produções científicas; 2) Concepções do papel social e formativo das Clínicas-Escola no atendimento a pessoas com TEA; e 3) Contribuições teórico-práticas dos estudos. Os resultados apontam avanços na integração entre teoria e prática e na relevância social dessas instituições, evidenciando, entretanto, lacunas na articulação entre saúde e educação, bem como defasagens formativas e entraves administrativos. Conclui-se que, embora representem espaços inovadores de atendimento e formação, as Clínicas-Escola ainda demandam maior integração intersetorial e investimentos em formação continuada de professores.
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