Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa

possibilidades a partir das inteligências múltiplas

Autores

  • Fabiana Moreno das Neves Universidade La Salle
  • Idio Fridolino Altmann Universidade La Salle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Unilasalle

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Atuação docente. Práticas pedagógicas. Modelagem do Ensino.

Resumo

O estudo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre práticas pedagógicas que contribuem para uma aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa é a de cunho qualitativo, apoiada em uma revisão bibliográfica. Os principais achados apresentam que a aprendizagem significativa ocorre quando o indivíduo passa pelo processo de ancoragem e consegue dar sentido aos conceitos abordados por meio dos subsunçores já existentes. Como possibilidades, ao levar em conta as inteligências múltiplas e a modelagem na prática pedagógica, pode-se proporcionar o protagonismo do aluno através da mediação do professor, valorizando as vivências do indivíduo. Nesse contexto, o ambiente escolar atua como meio motivador, provendo uma aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Fabiana Moreno das Neves, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da mesma Universidade. Docente e professora de Matemática do Ensino Fundamental II no Colégio La Salle São João. ORCID: 0000-0003-3500-272X. 

Idio Fridolino Altmann, Universidade La Salle

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade La Salle. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da mesma Universidade. ORCID: 0000-0002-5420-6894.  

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade La Salle. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Universidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5871-3060

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

NEVES, F. M. das; ALTMANN, I. F.; JUNG, H. S. Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa: possibilidades a partir das inteligências múltiplas. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022010, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/811. Acesso em: 16 abr. 2024.