Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de matemática

uma revisão sistemática

Autores

  • Carlos Andrés Barco Rojas Ensino Superior Escuela Superior de Administración Pública (ESAP), Territorial Caldas (Colombia)
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Luis Eduardo Osorio Acevedo Universidad Tecnológica de Pereira - UTP

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação. Ensino. Matemática

Resumo

A prática do ensino da Matemática, ainda hoje, consiste essencialmente no modelo tradicional de aula expositiva, tornando-se desestimulante para os alunos e, em muitos casos, contribuindo para o baixo rendimento escolar. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma estratégia de ensino centrada no aluno, que conduz sua própria aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é compreender em que medida a ABP pode contribuir para o ensino da Matemática e, consequentemente, para a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, propõe-se a realização de uma revisão bibliográfica sistemática. Os resultados encontrados mostram que o uso da ABP em sala de aula gera aulas mais dinâmicas, os alunos demonstram interesse e atitude cooperativa, com evidente construção de significados dos conteúdos matemáticos explorados. Concluiu-se com a revisão que a utilização de metodologias ativas, como a ABP, exige um maior investimento na formação docente, tanto inicial quanto continuada, pois o ensino caracteriza-se por ser um processo que demanda o aprimoramento constante dos conhecimentos necessários à atividade profissional.

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Biografia do Autor

Carlos Andrés Barco Rojas, Ensino Superior Escuela Superior de Administración Pública (ESAP), Territorial Caldas (Colombia)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Matemática pela Universidad de Granada (UGR).  Mestre em Estatística Aplicada pela Universidade de Granada (UGR). Licenciatura em Matemática e Física pela Universidad Tecnológica de Pereira (UTP). Docente de Ensino Superior Escuela Superior de Administración Pública (ESAP), Territorial Caldas (Colombia). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6571-0172

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-Doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5349-1059

Luis Eduardo Osorio Acevedo, Universidad Tecnológica de Pereira - UTP

Pós-doutor em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Ensino da Matemática Universidad Tecnológica de Pereira (UTP). Licenciado em Matemática e Física Universidad Tecnológica de Pereira (UTP). Docente do Departamento de Matemática Universidad Tecnológica de Pereira (UTP). Colombia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0617-2431

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

BARCO ROJAS, C. A.; YAEGASHI, S. F. R.; OLIVEIRA, T.; OSORIO ACEVEDO, L. E. Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de matemática: uma revisão sistemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022011, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/819. Acesso em: 28 mar. 2024.