Formação de professores e ensino de ciências e matemática

panorama de estudos publicados no periódico teoria e prática da educação entre os anos de 2009 e 2022

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto IFSP - Itapetininga
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Lucilia Vernaschi de Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

formação de professores; trabalho docente; estado da arte

Resumo

A formação de professores é objeto de debates não apenas nos meios acadêmicos, mas também no noticiário da mídia nacional e internacional. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo mapear e analisar os estudos sobre a formação de professores no Brasil e, mais especificamente, os estudos que abordam o ensino de ciências e matemática, publicados entre 2009 e 2022, no periódico Teoria e Prática da Educação, a fim de verificar as principais temáticas discutidas e os autores mais utilizados para embasar esses estudos. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. No período analisado foram publicados 448 artigos no referido periódico. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados um total de 124 estudos que abordavam a formação de professores. Desses, 15 contemplavam o ensino e ciências e matemática. Para a análise dos dados foram utilizadas categorias de análise. Os resultados evidenciam que as três categorias mais discutidas nos artigos selecionados foram: Trabalho Docente, com 35 artigos publicados, seguido de Políticas Públicas e Currículo, com 26 artigos e Formação Inicial de Professores, com 23 artigos publicados no período analisado. Concluiu-se que os estudos do tipo estado da arte fornecem uma visão geral do que vem sendo produzido em uma determinada área, bem como suas características e foco, além de identificar as lacunas ainda existentes.

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Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, IFSP - Itapetininga

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenador de pesquisa, inovação e pós-graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Itapetininga. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0633-5237

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) na área de Educação Especial, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva do IFPR (GEPEEIN). ORCID: ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1356-537X

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9645-3589

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

SHIGUNOV NETO, A.; YAEGASHI, S. F. R.; OLIVEIRA, L. V. de; GLATZ, E. T. M. de M. Formação de professores e ensino de ciências e matemática: panorama de estudos publicados no periódico teoria e prática da educação entre os anos de 2009 e 2022. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023002, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/854. Acesso em: 22 dez. 2024.