Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências

Autores

  • António Cachapuz Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Ciência. Arte. Interdisciplinaridade. Ensino das Ciências.

Resumo

Um modo possível de nos tornarmos mais humanos é através de uma visão dialógica entre a Arte e Ciência em contraponto com a visão segmentada e hierárquica do conhecimento. Tendo como referência as ideias de Morin sobre a complexidade do conhecimento, o estudo visa promover uma perspetiva diferente das relações entre Arte e Ciência e do modo como essa nova perspetiva pode ser explorada no ensino interdisciplinar das ciências. Após uma reflexão epistémica sobre o tema, apresentam-se exemplos oriundos da pesquisa sugerindo pistas de trabalho para apoiar os professores de ciências numareconfiguração interdisciplinar do seu ensino.

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Biografia do Autor

António Cachapuz, Universidade de Aveiro

Doutor em Química. Docente (aposentado) da Universidade de Aveiro

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9112-6087

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

CACHAPUZ, A. Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020009, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/89. Acesso em: 22 nov. 2024.