Método Educacional Psicodramático na formação inicial de professores

identificação e ruptura de noções dos estudantes sobre práticas docentes

Autores

  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Psicodrama. Práticas Docentes. Conserva Cultural. Criatividade.

Resumo

Este artigo apresenta um relato e uma discussão acerca de uma experiência pedagógica inovadora realizada em duas turmas da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, obrigatória do curso de formação inicial de professores de uma universidade pública de São Paulo (Brasil). Utilizando o Método Educacional Psicodramático de Maria Alícia Romaña (1992) e a técnica de Construção de Imagens (Rojas-Bermúdez,1980), foi possível revelar as contribuições de um método de ensino ativo para identificar e auxiliar na ruptura das noções dos alunos sobre ensino, aprendizagem, práticas docentes e o papel do professor. Os resultados, obtidos a partir das produções dos alunos, foram discutidos à luz da noção de conserva cultural (Moreno, 2013) e dos referenciais teóricos de Perrenoud (2002) e Tardif & Raymond (2000) sobre rotinas e crenças docentes. Como conclusão, alertamos para a necessidade e a importância do esforço dos formadores em tratar dessas visões nos cursos de formação inicial de professores, auxiliando os alunos na tomada de consciência e no desenvolvimento de profissionais mais reflexivos e criativos.

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Biografia do Autor

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), docente e pesquisadora do curso de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Referências

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Publicado

2016-12-10

Como Citar

ALTARUGIO, M. H. Método Educacional Psicodramático na formação inicial de professores: identificação e ruptura de noções dos estudantes sobre práticas docentes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 95–109, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1301. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos