Conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores

Autores

  • Bento Cavadas Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém
  • Marisa Correia Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

Palavras-chave:

Ambientes Educativos Tradicionais, Ambientes Educativos Inovadores, Conceções dos professores

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.

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Biografia do Autor

Bento Cavadas, Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

Doutor em Ciências da Educação. Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém. http://orcid.org/0000-0001-6021-6581

Marisa Correia, Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

Doutora em Educação. Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém. https://orcid.org/0000-0001-6205-4475

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Publicado

2020-07-17 — Atualizado em 2020-07-19

Versões

Como Citar

CAVADAS, B.; CORREIA, M. Conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020020, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/47. Acesso em: 22 dez. 2024.