Sobre a Revista

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A RIFP não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos). 

 

Periodicidade de publicação

A RIFP adota a publicação em fluxo contínuo 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

 

Foco e Escopo

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas, estudos de caso, teóricos e bibliométricos que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade.

A RIFP publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos após submissão são, inicialmente, avaliados quanto ao enquadramento ao escopo da RIFP, o cadastro completo dos autores, as normas e diretrizes informados nas diretrizes aos autores e pela verificação de plágio. Caso não correspondam às diretrizes para submissão, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Essa triagem é realizada pelos editores do periódico. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 15 dias, dependendo do fluxo de artigos submetidos à RIFP.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas etapas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Consultivo Nacional e a segunda por membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, especialistas na temática do artigo. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: adequação ao formato; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template do periódico; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo. Para esta segunda etapa o tempo médio é de 1 mês.

Na segunda etapa de avaliação, o artigo é distribuído aos membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, 3 meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

O processo de avaliação pode ter várias rodadas de avaliação, conforme as avaliações dos pareceristas e correções realizadas pelos autores.

Os artigos que forem para a segunda etapa podem ser:

  • Rejeitados. A rejeição sugerida pelos avaliadores será baseada na análise do conteúdo, com foco na metodologia e na validade dos dados, devendo também considerar a originalidade. 
  •  Aceitos para publicação. Quando existem apenas pequenas correções que não precisem de outras rodadas de avaliação.
  • Aceitos com modificações. Os artigos aprovados com modificações serão reencaminhados aos autores com as considerações dos revisores. Após as correções, o autor reenvia o artigo à revista para verificação do editor e dos revisores, caso estes últimos assim determinarem. 

Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos aprovados ficam então disponíveis para publicação em ordem de sequência.

A Revista Internacional de Formação de Professores aceita a submissão de artigos de estudantes de mestrado e doutorado, sempre que o manuscrito vier assinado por um/a professor/a doutor/a.

 

Qualis/CAPES

Qualis/CAPES (Avaliação Preliminar)/Evaluation (2017-2018)) A4

ISSN Título Área de Avaliação Classificação
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) EDUCAÇÃO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) EDUCAÇÃO FÍSICA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) ENFERMAGEM A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) ENSINO A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) GEOGRAFIA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) HISTÓRIA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) INTERDISCIPLINAR A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) LINGUíSTICA E LITERATURA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) QUÍMICA A4
2447-8288 REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF) SOCIOLOGIA A4

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 674/2022

http://conselho.saude.gov.br/resolucoes-cns/2469-resolucao-n-674-de-06-de-maio-de-2022

 

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

 

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

Política de Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil,

e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015