Civilização e violência

a Primeira Guerra Mundial e as teorias de S. Freud e B. Russell

Autores

  • Patrícia de Oliveira Bastos PUC-RIO
  • Marcelo Gantus Jasmin PUC-RIO

Palavras-chave:

impulso; pulsão; Sigmund Freud; Bertrand Russell.

Resumo

Tomando-se a Primeira Guerra Mundial como uma fissura nos pilares do projeto civilizatório iluminista, o presente artigo buscou analisar os ensaios Considerações atuais sobre a guerra e a morte, de Sigmund Freud, e Porque os homens vão à guerra, de Bertrand Russell, com o objetivo de abordar as origens não conscientes da Primeira Guerra Mundial,  atentando para o uso que cada um dos autores fez da ideia de impulso/pulsão e buscando comparar o uso desse conceito-chave pelos referidos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREUD, Sigmund. Escritos sobre a guerra e a morte. Trad. Artur Mourão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009. (Textos Clássicos de Filosofia). Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/freud_sigmund_da_guerra_e_da_morte.pdf.

______. As pulsões e seus destinos. Trad. Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. (Obras Incompletas de Sigmund Freud; 2).

GRIFFIN, Nicholas (ed.). The Cambridge Companion to Bertrand Russell. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

RUSSELL, Bertrand. Por que os homens vão à guerra. Trad. Renato Prelorentzou. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

SKINNER, Quentin. Visions of politics. v. 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Bastos, P. de O., & Jasmin, M. G. (2017). Civilização e violência: a Primeira Guerra Mundial e as teorias de S. Freud e B. Russell. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 4(7), 29–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1000