Há mudanças do comportamento leitor e dos níveis de compreensão textual durante o ensino superior?
Palavras-chave:
Comportamento leitor. Hábitos de leitura. Compreensão em leitura. Ensino Superior.Resumo
Este trabalho visa analisar possíveis alterações do comportamento leitor e dos níveis de compreensão textual de estudantes universitários durante o curso, a fim de estimar a influência do ensino superior sobre essas variáveis. Trata-se de estudo quantitativo de corte transversal, coletando dados de alunos de diferentes cursos e ciclos de uma instituição privada de ensino, por meio de questionário online e teste de compreensão leitora. Os resultados indicam que a universidade não vem exercendo influência significativa sobre os hábitos e gostos de leitura, bem como sobre as competências de compreensão textual dos participantes.
Downloads
Referências
ABRAHAM, R. G.; CHAPELLE, C. A. The meaning of cloze test scores: an item difficulty perspective. The Modern Language Journal, [s.l.], v. 76, n. 4, p. 448-479, jan./mar. 1992.
AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. INAF Brasil 2018. Resultados preliminares. São Paulo: Ação Educativa; IPM, 2018. Disponível em: <https://alfabetismofuncional.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Inaf2018_ Relato%CC%81rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf>. Acesso em 26 nov. 2021.
ALVES, M. C. L. Compreensibilidade de leitura entre discentes iniciantes e concluintes: o que muda no decorrer do curso de Ciências Contábeis? TCC (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28414>. Acesso em: 20 set. 2023.
BORMUTH, J. R. Cloze test readability: criterion reference scores. Journal of Educational Measurements, Mount Royal (NJ), v. 5, n. 3, p. 189-196, set. 1968.
DÍAZ, J. M.; GÁMEZ, E. Hábitos lectores y motivación entre estudiantes universitarios. REME: Revista Electrónica de Motivación y Emoción, Castellón, v. 6, n. 13, 2006.
FAILLA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Sextante, 2021.
FERNANDES, R. C. G.; JANNUCCI, L. F.; GERAB; F. Leitura e rendimento acadêmico na transição para a universidade: um estudo de campo. Notandum, Maringá, n. 51, p. 127-148, 2019.
FERNANDES, R. C. G.; MAIA, R. F. Comportamento leitor de universitários: um estudo com alunos de Administração e Computação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 4., 2013, Uberlândia. SILEL. 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1713.pd>f. Acesso em: 04 fev. 2020.
FRIEDLANDER, M. R. et al. Hábitos de leitura de estudantes ingressantes e concluintes de uma faculdade privada no norte do Brasil. Revista Saúde, Guarulhos, v. 14, n. 3-4, p. 15-24, 2020.
OCDE. Régards sur l’éducation 2011: les indicateurs de l’OCDE. Paris: OCDE, 2011.
SANTOS, A. A. A. et al. O teste de cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 549-560, 2002.
SCHLEICHER, A. PISA 2018: Insights and interpretation. Paris: OCDE, 2019.
TAYLOR, W. L. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, [s.l.], n. 30, p. 434-438, 1953.
TOURINHO, C. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito? Revista Lugares de Educação, Bananeiras, v. 1, n. 2, p. 325-346, 2011.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.