Há mudanças do comportamento leitor e dos níveis de compreensão textual durante o ensino superior?

Autores

  • Giselle Chrystien da Silva Centro Universitário FEI
  • Raúl Cesar Gouveia Fernandes Centro Universitário FEI

Palavras-chave:

Comportamento leitor. Hábitos de leitura. Compreensão em leitura. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho visa analisar possíveis alterações do comportamento leitor e dos níveis de compreensão textual de estudantes universitários durante o curso, a fim de estimar a influência do ensino superior sobre essas variáveis. Trata-se de estudo quantitativo de corte transversal, coletando dados de alunos de diferentes cursos e ciclos de uma instituição privada de ensino, por meio de questionário online e teste de compreensão leitora. Os resultados indicam que a universidade não vem exercendo influência significativa sobre os hábitos e gostos de leitura, bem como sobre as competências de compreensão textual dos participantes.

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Biografia do Autor

Giselle Chrystien da Silva, Centro Universitário FEI

Graduanda do Curso de Administração do Centro Universitário FEI (SP). ORCID: https://orcid.org/0009-0000-6666-6751.

 

Raúl Cesar Gouveia Fernandes, Centro Universitário FEI

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universi´tário FEI (SP). ORCID: ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4456-5957

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-02-28

Como Citar

da Silva, G. C., & Fernandes, R. C. G. (2024). Há mudanças do comportamento leitor e dos níveis de compreensão textual durante o ensino superior? . Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024013. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1349