The student with autistic spectrum disorder

reflections about the social representations of teachers

Authors

  • Isabela Marques Micarelli
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Representações Sociais. Transtorno de Espectro Autista. Professores.

Abstract

This article aims to investigate Social Representations of teachers about the student with Autism Spectrum Disorder, supported by Serge Moscovici's Theory of Social Representations. We conducted a search between the years 2005 to 2018, in the Bank of Theses and Dissertations of Capes, Capes Journals, Scientific Eletronic Library Online and Google Scholar. As a result, we observed that teachers discriminate students with Special Educational Needs, especially students with ASD, having great difficulty in dealing with them in the classroom and that there is an inclusion, it is necessary to prepare these professionals.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabela Marques Micarelli

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0068-8354

 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253 

References

ALBUQUERQUE, E. R. de. Sobre a Teoria das Representações Sociais. In: ALBUQUERQUE, E.R. de. Inclusão de alunos com deficiência nas representações sociais de suas professoras. 2007. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. p. 57-71.

ALMEIDA, S. A.; CAMPOS, P. H. F. Representações Sociais de professores da Educação Infantil sobre as práticas inclusivas e o aluno com Transtorno de Espectro Autista. In: CAMINHA, V. L. P. S. et al. Autismo Caminhos para Aprendizagem. 1ª ed. Colombia: Editorial Institucional de la Corporación Universitaria Iberoamericana, 2018, p. 57-74.

ALVES, M. D. As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações Sociais: Aspectos Teóricos e Aplicações à Educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-

i ms/index.php/ML/article/view File/1169/1181. Acesso em: 12 jul. 2019

ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). 4ª. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BORGES, S. As representações sociais de professores sobre o autismo. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BRAGA, C. C. S. Perturbações do espectro do autismo e inclusão: atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância. 2010. 130f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Minho, Largo do Paço, 2010.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Brasília, DF, 2012. Disponível

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 24 jul. 2019.

DURAN, M. C. G. Representações sociais: uma instigante leitura com Moscovici, Jodelet, Marková e Jovchelovitch. Educação & Linguagem, v. 15, n.25, p.228-243, 2012.

GUARESCHI, T.; NAUJORKS, M. I. As representações sociais de professores acerca da aprendizagem de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento, 2006. Disponível em:

http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT15-2192--Int.pdf Acesso em: 24 jul. 2019.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Trad. Pedrinho Guareschi. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

KLIN, A. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira Psiquiátrica, v.28, 2006, p.1-9. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a02v28s1.pdf Acesso em: 12 jul. 2019.

MACHADO, L. B.; ANICETO, R. A. Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro , v. 18, n. 67, p. 345-363, 2010.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n67/a09v1867.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.

MOREIRA, R. C. P. Representações dos docentes do 1º ciclo do ensino básico face a crianças com Síndrome de Asperger. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 2011.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Trad. Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social.

ed. Trad. Pedrinho Arcides Guareschi Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

PRADO, A. E. F. G.; AZEVEDO, H. H. O. A teoria das representações sociais: revisitando conceitos e sugerindo caminhos. PUCPR: Curitiba, X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. p. 5093-5105, 07 a 10 de novembro de

Disponível em:

hhttps://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5963_2978.pdf

Acesso em: 21 mai. 2019..

SANTOS, M. P.; SILVA. K. R. X. Representações sociais sobre o “professor inclusivo”: competências interpessoais e políticas de formação de professores em questão. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 9, n. 18, p. 12-26, julho/dezembro, 2008. Disponível em: https://www.e-

publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/24040/17009

Acess o em: 21 mai 2019

SANTOS, M. A.; SANTOS, M. F. S. Representações sociais de professores sobre o autismo infantil. Psicologia & Sociedade, v.24, n.2, p. 364-372, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24n2/13.pdf. Acesso em: 24 out. 2019.

SILVEIRA, A. P. As representações sociais de professores do ensino fundamental sobre aluno surdo: a [in] visibilidade na inclusão escolar. 2011. 209 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.

Published

2020-10-19

How to Cite

Micarelli, I. M., & Yaegashi, S. F. R. (2020). The student with autistic spectrum disorder: reflections about the social representations of teachers. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 7(5). Retrieved from https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/147

Issue

Section

Artigos