El estudiante con trastorno del espectro autistico
reflexiones sobre las representaciones sociales de los maestros
Palabras clave:
Representações Sociais. Transtorno de Espectro Autista. Professores.Resumen
Este artículo tiene como objetivo investigar las representaciones sociales de los maestros sobre el estudiante con trastorno del espectro autista, con el apoyo de la teoría de las representaciones sociales de Serge Moscovici. Realizamos una búsqueda entre los años 2005 a 2018, en el Banco de Tesis y Disertaciones de Capes, Capes Journals, Scientific Eletronic Library Online y Google Scholar. Como resultado, observamos que los maestros discriminan a los estudiantes con necesidades educativas especiales, especialmente los estudiantes con TEA, que tienen grandes dificultades para tratarlos en el aula y que existe una inclusión, es necesario preparar a estos profesionales.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, E. R. de. Sobre a Teoria das Representações Sociais. In: ALBUQUERQUE, E.R. de. Inclusão de alunos com deficiência nas representações sociais de suas professoras. 2007. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. p. 57-71.
ALMEIDA, S. A.; CAMPOS, P. H. F. Representações Sociais de professores da Educação Infantil sobre as práticas inclusivas e o aluno com Transtorno de Espectro Autista. In: CAMINHA, V. L. P. S. et al. Autismo Caminhos para Aprendizagem. 1ª ed. Colombia: Editorial Institucional de la Corporación Universitaria Iberoamericana, 2018, p. 57-74.
ALVES, M. D. As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações Sociais: Aspectos Teóricos e Aplicações à Educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v.1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-
i ms/index.php/ML/article/view File/1169/1181. Acesso em: 12 jul. 2019
ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). 4ª. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BORGES, S. As representações sociais de professores sobre o autismo. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
BRAGA, C. C. S. Perturbações do espectro do autismo e inclusão: atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância. 2010. 130f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Minho, Largo do Paço, 2010.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Brasília, DF, 2012. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 24 jul. 2019.
DURAN, M. C. G. Representações sociais: uma instigante leitura com Moscovici, Jodelet, Marková e Jovchelovitch. Educação & Linguagem, v. 15, n.25, p.228-243, 2012.
GUARESCHI, T.; NAUJORKS, M. I. As representações sociais de professores acerca da aprendizagem de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento, 2006. Disponível em:
http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT15-2192--Int.pdf Acesso em: 24 jul. 2019.
JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Trad. Pedrinho Guareschi. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
KLIN, A. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira Psiquiátrica, v.28, 2006, p.1-9. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a02v28s1.pdf Acesso em: 12 jul. 2019.
MACHADO, L. B.; ANICETO, R. A. Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro , v. 18, n. 67, p. 345-363, 2010.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n67/a09v1867.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.
MOREIRA, R. C. P. Representações dos docentes do 1º ciclo do ensino básico face a crianças com Síndrome de Asperger. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola Superior de Educação Almeida Garrett, 2011.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Trad. Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social.
ed. Trad. Pedrinho Arcides Guareschi Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
PRADO, A. E. F. G.; AZEVEDO, H. H. O. A teoria das representações sociais: revisitando conceitos e sugerindo caminhos. PUCPR: Curitiba, X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. p. 5093-5105, 07 a 10 de novembro de
Disponível em:
hhttps://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5963_2978.pdf
Acesso em: 21 mai. 2019..
SANTOS, M. P.; SILVA. K. R. X. Representações sociais sobre o “professor inclusivo”: competências interpessoais e políticas de formação de professores em questão. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 9, n. 18, p. 12-26, julho/dezembro, 2008. Disponível em: https://www.e-
publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/24040/17009
Acess o em: 21 mai 2019
SANTOS, M. A.; SANTOS, M. F. S. Representações sociais de professores sobre o autismo infantil. Psicologia & Sociedade, v.24, n.2, p. 364-372, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24n2/13.pdf. Acesso em: 24 out. 2019.
SILVEIRA, A. P. As representações sociais de professores do ensino fundamental sobre aluno surdo: a [in] visibilidade na inclusão escolar. 2011. 209 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.