VARREDURA DE AVANÇO DE IGNIÇÃO COM COMBUSTÍVEIS VARIADOS EM UM MOTOR MONOCILÍNDRICO SI

Autores

  • Filipe Augusto Herzer UFSM
  • Marcelo Rohrig UFSM
  • Diego Golke UFRGS
  • Mario Eduardo Santos Martins UFSM
  • Nina Paula Gonçalves Salau UFSM

Palavras-chave:

Biocombustíveis. Misturas. Estabilidade de combustão. Emissões. Detonação.

Resumo

Impulsionado pelas novas legislações que favorecem a eficiência energética, redução de emissões e utilização de biocombustíveis, realiza-se uma comparação de instantes de centelha para diferentes combustíveis. Uma posterior análise entre eles fornece informações referentes a emissões, temperaturas e parâmetros de combustão. Os resultados, por fim, mostram uma maior competitividade dos biocombustíveis frente ao combustível fossil, já que suas características físico-químicas podem aumentar a eficiência e diminuir a emissão de CO2 na análise well-to-wheel, ou seja, no ciclo desde a fonte de produção até a roda do veículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Augusto Herzer, UFSM

Aluno de Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Maria.

Marcelo Rohrig, UFSM

Aluno de Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Santa Maria.

Diego Golke, UFRGS

Aluno de Mestrado em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mario Eduardo Santos Martins, UFSM

Ph.D. em Engenharia Mecânica. Brunel University West London. 

Nina Paula Gonçalves Salau, UFSM

Dra. em Engenharia Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

Stein, R.A., House, C.J., and Leone, T.G., “Optimal Use of E85 in a Turbocharged Direct Injection Engine”, SAE Technical Paper 01(1490):670–682, 2009, doi:10.4271/2009-01-1490.

Thewes, M., Müther, M., Brassat, A., Pischinger, S., and Sehr, A., “Analysis of the Effect of Bio-Fuels on the Combustion in a Downsized DI SI Engine”, SAE International Journal of Fuels and Lubricants 5(1):274–288, 2012, doi:10.4271/2011-01-1991.

R.L. Sari, D. Golke, H.J. Enzweiler, N.P.G. Salau, F.M. Pereira, M.E.S. Martins, “Exploring optimal operating conditions for wet ethanol use in spark ignition engines”, Applied Thermal Engineering (2018), doi: https://doi.org/10.1016/j.applthermaleng.2018.04.078.

HEYWOOD, J. B. Internal Combustion Engine Fundamentals. 2º ed., 2018 [s.l: s.n.].

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Herzer, F. A., Rohrig, M., Golke, D., Martins, M. E. S., & Salau, N. P. G. (2025). VARREDURA DE AVANÇO DE IGNIÇÃO COM COMBUSTÍVEIS VARIADOS EM UM MOTOR MONOCILÍNDRICO SI. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 224–237. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2500

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.