A PEGADA ECOLÓGICA COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pegada Ecológica, Educação para Sustentabilidade.Resumo
A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados.
Downloads
Referências
CAMARGO, R. Educação ambiental e cidadania no currículo escolar. Guarapuava. Rev. Eletrônica Lato sensu- UNICENTRO, 6 A, 2008.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2004.
FOEPPEL, A. G. S.; MOURA, F. M. T. Educação Ambiental como Disciplina Curricular: Possibilidades Formativas, 2014. Disponível em
<http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0878-1.pdf>. Acesso em fev. de 2015.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades São Paulo - São João da Boa Vista, 2010. Disponível em
<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=354910>. Acesso em fev. de 2015.
MATEUS, M. B.; SANTOS, H. P.; JACOVINE, L. A. G. Consciência Ambiental e Pegada Ecológica de Estudantes dos Cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil, 2012. Disponível em <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1361>. Acesso em mar. de 2015.
PMSJBV. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Coleta seletiva começa em toda a cidade, 2014. Disponível em
<http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1217>. Acesso em fev. de 2015.
TRAVASSOS. E. G. A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios. Revista Biologia e Ciências da Terra. V1 - N2, 2001. Disponível em <http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/educamb.pdf>. Acesso em mar. de 2015.
WACKERNAGEL M.; REES W., Our ecological footprint, The new catalyst bioregional series, Gabriola Island, B.C.: New Society Publishers, 1996.
WWF. World Wide Fund for Nature Brasil. A Pegada Ecológica de São Paulo – Estado e Capital. Brasília, 2012. 65p. Disponível em
<http://www.footprintnetwork.org/images/article_uploads/pegada_ecologica_de_sao_ paulo_2012.pdf>. Acesso em mar. de 2015.
________________. Pegada Ecológica: que marcas queremos deixar no planeta? WWF-Brasil. Brasília, 2007. 38p. Disponível em
http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf. . Acesso em mar. de 2015.
________________. Living Planet Report, 2014. Disponível em <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_com poe_a_pegada/>. Acesso em fev. de 2015.
ZAMPEZE, M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Educação Ambiental nas Escolas de
Educação Básica do Município de Guaporé/RS. Revista Educação Ambiental e Ação, N 47, Ano XII, 2014 Disponível em
<http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1772>. Acesso em mar. de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


