A família e o filho com transtorno do espectro autista
reflexões sobre o processo de inclusão escolar
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista. Família. Escola. Desenvolvimento. Aprendizagem. Dinâmica familiarResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se constitui como um quadro cuja gravidade e cronicidade implica em uma maior demanda por cuidados. Diante disto, a família é convocada a se mobilizar e se adaptar às necessidades da criança autista, o que requer muitas mudanças na dinâmica familiar. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da presença de um membro com TEA na família, a fim de compreender que aspectos da dinâmica familiar contribuem ou não para o desenvolvimento da criança. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de analisar a produção sobre a temática. Os resultados revelam que a criança com TEA demanda maior atenção e mobilização por parte da família. Por consequência, observa-se um aumento no nível de estresse, sobrecarga física e emocional dos membros da família, especialmente da mãe. Conclui-se que há a necessidade de interação entre família e escola a fim de que ambas possam trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento saudável da criança com TEA.
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