Ansiedade e angústia na transferência de estudantes para o curso de psicologia

análise fenomenológica e rogeriana

Autores

  • Virgilio Soares Luna Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Angústia. Ansiedade. Carl Rogers. Fenomenologia. Psicologia Humanista.

Resumo

Este estudo objetivou compreender os significados de experiências de ansiedade e angústia em estudantes transferidos para o curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Em um delineamento qualitativo e descritivo de pesquisa, empregou-se um roteiro semiestruturado de entrevista seguido de uma análise fenomenológica empírica com quatro pessoas. Elencaram-se três eixos temáticos discutidos a partir da Psicologia Humanista de Carl Rogers: experiências de tensão e valoração advindas da transferência; relações interpessoais oriundas da transferência; autocobrança e cultura de produtivismo. Concluiu-se que os sentimentos de ansiedade e angústia nas pessoas transferidas estão relacionados às percepções e experiências acerca da instituição almejada, à comparação com suas experiências em instituições pregressas, à antecipação de autorrealização e às atitudes transferenciais ao contexto formativo.

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Biografia do Autor

Virgilio Soares Luna Coelho, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC/UFC. ORCID: http://orcid.org/0009-0003-7106-9881

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Produtividade do CNPq (Nível 2). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4071-3411

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

Soares Luna Coelho, V., & Coelho Castelo Branco, P. (2025). Ansiedade e angústia na transferência de estudantes para o curso de psicologia: análise fenomenológica e rogeriana. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e025005. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1814