A escolha pela docência na área de ciências
uma análise da literatura nacional
Paraules clau:
Formação de professores. Ensino de Ciências. Licenciaturas.Resum
Ingressar em uma licenciatura e ainda prosseguir nessa profissão envolve inúmeros fatores. Portanto, o objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico para identificar quais são os fatores que podem influenciar a escolha pela docência em cursos de licenciaturas da área de Ciências da Natureza. A pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica utilizou como plataforma de busca o Portal de Periódicos Capes e identificou nove artigos. Após a Análise Textual Discursa foram identificadas duas categorias intermediária e em uma categoria final. Os resultados indicaram que a escolha está relacionada como autoeficácia, afetividade, narrativas biográficas, contexto social e políticas públicas
Descàrregues
Referències
AGOSTINI, G.; MASSI, L. Atratividade e permanência na carreira docente: um estudo sobre o encaminhamento profissional de licenciados em química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., Florianópolis, 2017. Anais [...] Florianópolis: UFSC, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0349-1.pdf. Acesso em: 08 out. 2024.
BRANCO, A. L. C.; BONTEMPO, G. C.; SARAIVA, A. C. L. C. A atratividade da carreira docente no Brasil: concepções de licenciados em Ciências Biológicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão v. 9, n. 20, p.1-16, 2016.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação& Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
LEITE, C.; RODRIGUES, S. V.; TEIXEIRA, D. N. Razões da escolha da profissão docente e percepções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 19, p. 1-22, 2024.
MACIEL, E. A.; BAUMGRATZ, C. E.; GÜLLICH, R. I. C. Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial. Interfaces da educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 631-652, 2021.
MASSI, L.; AGOSTINI, G.; SILVA, R. V. Escolha, formação e atuação de professores de ciências explicadas pela predominância de disposições interpessoais e de interesse pelo conhecimento. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 21, n. 2, 196-218, 2022.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva, Ijuí: Unijuí, 2020.
NUNES, D. F.; OLIVEIRA, F. P. E.; MAIA, M. F. G. Relações de gênero, renda e trabalho em microdados sobre formação inicial de professores/as no Brasil: uma análise multivariada. Educação UFSM, Santa Maria, v. 45, p. 1-27, 2020.
ROTTA, J. C. G.; SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. Vocação ou ofício? A constituição da identidade docente na formação de professores de Ciências e a contribuição do PIBID. Educação e Filosofia, Uberlândia v. 37, n. 80, p. 795-824, 2023.
TARTUCE, G. L. B., NUNES, M. M.; DE ALMEIDA, P. C. A. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 445- 477, 2010.
Descàrregues
Publicades
Com citar
Número
Secció
Llicència
Drets d'autor (c) 2025 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática

Aquesta obra està sota una llicència internacional Creative Commons Reconeixement-NoComercial-CompartirIgual 4.0.


