A escolha pela docência na área de ciências

uma análise da literatura nacional

Auteurs

Mots-clés :

Formação de professores. Ensino de Ciências. Licenciaturas.

Résumé

Ingressar em uma licenciatura e ainda prosseguir nessa profissão envolve inúmeros fatores. Portanto, o objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico para identificar quais são os fatores que podem influenciar a escolha pela docência em cursos de licenciaturas da área de Ciências da Natureza. A pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica utilizou como plataforma de busca o Portal de Periódicos Capes e identificou nove artigos. Após a Análise Textual Discursa foram identificadas duas categorias intermediária e em uma categoria final. Os resultados indicaram que a escolha está relacionada como autoeficácia, afetividade, narrativas biográficas, contexto social e políticas públicas

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Bibliographies de l'auteur

Cássia Gonçalves de Souza, Universidade de Brasília

 Licenciatura em Ciências Naturais, pela Universidade de Brasília (UnB). ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0277-053X

Jeane Rotta, Universidade de Brasília

Bacharel e licenciada em Química, mestre e doutora pela universidade de são Paulo. Professora da Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

Références

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Publiée

2025-12-03

Comment citer

GONÇALVES DE SOUZA, Cássia; ROTTA, Jeane. A escolha pela docência na área de ciências: uma análise da literatura nacional . Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025013, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2670. Acesso em: 3 déc. 2025.