Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de química:

análise das publicações por meio do corpus latente na internet

Autores

  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Ensino de Química. Corpus latente.

Resumo

As tecnologias digitais e as metodologias ativas na educação estão cada vez mais presentes nas práticas docentes apresentando bons resultados. Porém, o uso conjugado e simultâneo dessas estratégias ainda é pouco observado. Nesse sentido, esta pesquisa qualitativa teve como objetivo identificar quais produções acadêmicas, por meio do corpus latente na Internet no Google Acadêmico, foram elaborados sobre as tecnologias digitais e as metodologias ativas no ensino de Química de maneira conjunta. Os resultados revelam um número pequeno de trabalhos sobre esta unificação, mas os encontrados demonstram boas perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem na Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Química. Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Referências

ALVES, S. C.; GOMES, F. H. F.; SILVA, J. E. A. Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – crede 1. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 1-17, 2018.

BARILLI, E. C. Aprendizagem ativa e metodologias ativas, de onde vêm? uma abordagem teórico-prática. In: COSTA, G. M. C. Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis: Editora IGM, 2020, p. 245-264.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS. S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, p. 1-30, 2019.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

LEAO, D. M. M. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, 1999.

LEITE, B. S. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 3, p. 580-609, 2018.

LEITE, B. S. Ensino híbrido utilizando a Rede Social Edmodo: um estudo exploratório sobre as potencialidades educacionais para o Ensino de Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 10, n. 3, p. 206-230, 2017.

LEITE, B. S.Estudo do corpus latente da internet sobre as metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino das Ciências. Pesquisa e Ensino, v. 1, e202012, p. 1-30, 2020a.

LEITE, B. S. Kahoot! e Socrative como recursos para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa gamificada no ensino de Química. Química Nova na Escola,v. 42, n. 2, p. 147-156, 2020b.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

LEITE, B. S.; LEAO, M. B. C. Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 8, n. 4, p. 288-315, 2015.

LIMA, M. C. Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: ruptura com o modelo tradicional de ensino ou fetichismo tecnológico?.Em Aberto, v. 32, n. 106, p. 79-90, 2019.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 2012.

MARCONDES, R.; FACCIONE, A. C.; LUZ, G. C. C.; PEREIRA, M. A.; DIAS, E. D. S.; STETS, S. Projeções holográficas: uma abordagem interativa no ensino de isômeros em química orgânica. In: RIBAS, A. S.; MARANGON, D.; MATOS, J. F.; PEDRO, N.; PELLISSARI, P. R. (Orgs). Seminário Nacional Investigando práticas de ensino em sala de aula, 5.; Seminário internacional de práticas pedagógicas inovadoras, 3. Anais… Curitiba, 21 de out., 2017. Curitiba: Positivo, 2018.

MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: papiros, 2007.

PINA, A. R. B.; SOUZA, F. N.; LEÃO, M. C. Investigación Educativa a Partir de La Información Latente en Internet. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 2, p. 301-316, 2013.

PROTETTI, F. H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional?.Revista Espaço Acadêmico, v. 9, n. 106, p. 75-83, 2010.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As Pesquisas Denominadas do Tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

RUSSELL, M. K.; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SIEMENS, G. Connectivism: A learning theory for the digital age. 2004. Disponível em: http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm

SILVA, E. F. R.; SILVA, L. L. S.; CARVALHO, R. A.; CONCEIÇÃO, A. R.; OLIVEIRA, V. C.; ARAUJO, G. C. Produção audiovisual usando a técnica de Chroma Key com auxílio de aparelhos celulares para interligar o amadurecimento de frutas afro-brasileiras a conteúdos associados ao gás etileno. Brazilian Journalof Development, v. 6, n. 6, p. 34822-34841, 2020.

SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H. N. Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais. ETD -Educação Temática Digital, v. 18, n. 2, p. 418-436, 2016.

SOUZA, F. N. Internet: Florestas de Dados Ainda por Explorar. Internet Latent Corpus Journal, v. 1, n. 1, p. 2-4, 2010.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017.

VENTURA, P. P. B. Indicadores de metodologias ativas com suporte das tecnologias digitais: estudo com docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2019. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

SILVA LEITE, B. Tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de química: : análise das publicações por meio do corpus latente na internet. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020003, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/18. Acesso em: 22 nov. 2024.