Análise da criação dos Focos da Aprendizagem Científica por meio da Teoria Ator-Rede

Autores

  • Gabriela Gonzaga Cher Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED/PR)
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho

Palavras-chave:

Focos da Aprendizagem Científica. Teoria Ator-Rede. Ensino de Ciências.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever os resultados de uma investigação que analisou o processo de criação de um instrumento de pesquisa denominado Focos da Aprendizagem Científica (FAC). Tendo por base a Teoria Ator-Rede (ANT), nossa questão de pesquisa para este artigo pode ser assim enunciada: Quais translações podem ser observadas no processo de criação dos Focos da Aprendizagem Científica (FAC)? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que segue os procedimentos da Análise de Conteúdo, tendo como fonte de dados documentos produzidos por um grupo de pesquisa da área de Ensino de Ciências e Matemática. Foi possível inferir, por meio da análise dos dados, que a criação dos FAC passou por três translações: Expansão de uma ideia, Testagem de uma ideia e Consolidação de uma ideia. Como resultado geral concluímos que a Teoria Ator-Rede performou como um instrumento adequado para o estudo da produção de novas ideias no Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Gabriela Gonzaga Cher, Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED/PR)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4273-4841

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4149-2182

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina e Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8856-5521

Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2231-257X

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

CHER, G. G.; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M.; CORRÊA, H. E. da R. Análise da criação dos Focos da Aprendizagem Científica por meio da Teoria Ator-Rede. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024018, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2032. Acesso em: 19 dez. 2024.