A humanização do ensino de ciências

estado da arte no contexto nacional

Autores

  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília
  • Tiago Silva Nascimento Universidade de Brasília
  • Vinícius Nunes Góis Universidade de Brasília
  • Amanda Ketlen de Oliveira Amor Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino humanizado, Humanização do ensino de Ciências, Educação em Ciências

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do tipo estado da arte para conhecer como as pesquisas em ensino de Ciências no Brasil têm discutido as propostas de humanização para a Educação em Ciências. A metodologia foi de cunho qualitativo e utilizou os estudos sobre o Estado da Arte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo e os quatro artigos selecionados foram elencados em duas categorias; enquanto as duas teses e 12 dissertações foram pautadas em três categorias. Foi possível observar que houve poucas investigações sobre como o ensino de Ciências pode ser humanizado e entre elas destacam-se aspectos respectivos as práticas desenvolvidas nas salas de aula, enquanto que a formação de professores de Ciências com viés humanizador foi pouca abordada.

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Biografia do Autor

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Doutora. Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

Tiago Silva Nascimento, Universidade de Brasília

Licenciando. Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2514-2163

Vinícius Nunes Góis, Universidade de Brasília

Licenciando. Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1572-2001

Amanda Ketlen de Oliveira Amor, Universidade de Brasília

Licencianda. Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7159-1539

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

ROTTA, J. C. G.; NASCIMENTO, T. S.; GÓIS, V. N.; AMOR, A. K. de O. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022009, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 18 abr. 2024.