Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências

Autores

  • Marcos Vinícios Rabelo Procopio Universidad Castilla-la Mancha
  • Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio Universidad Autónoma de Madrid
  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

ZDP; Ciências; Física; Aprendizagem; Fracasso Universitário.

Resumo

A presente investigação pretende conhecer o nível de desenvolvimento real dos discentes de Física ao entrar na universidade e compreender à luz dos fundamentos da ZDR de Vygotsky como ocorre o desenvolvimento proximal junto a pares mais experientes. A investigaçao do tipo exploratória e transversal foi realizada em duas etapas. Como amostra tivemos 24 acadêmicos do 1o período de Física, mais 12 dos últimos semestres para atuarem como pares mais experientes. Concluiu-se que o conhecimento real dos acadêmicos está aquém do esperado e que a experiência de um par mais experiente colabora ativamente na ampliaçao do nível de conhecimento real do estudante.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícios Rabelo Procopio, Universidad Castilla-la Mancha

Físico (PUC/GO), Mestrado em Ciências e Matemática (UFG), Doutor (PUC/GO). Docente na Universidad Castilla-la Mancha (UCLM)/España.

ORCID: 0000-0002-5426-7785

Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio, Universidad Autónoma de Madrid

Pedagoga (PUC/GO), Mestrado em Psicologia da Educação (Universidade de Coimbra), Doutora em Educação (Universidade de Aveiro). Docente na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e Universidad Complutense de Madrid (UCM) Espanha.

ORCID: 0000-0001-9163-7266

Raquel A. Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). ORCID. https://orcid.org/0000-0003-2621-8107

Referências

ALMEIDA, et al. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação. Campinas e Sorocaba, SP, 17 (3), p. 899-920, nov. 2012.

ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação acadêmica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. Coruña, Espanha, v. 14, n. 2, p. 203-215, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Universidade Paris 8, França e Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)- Brasil, 2006.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHAMORRO-PREMUZIC, Tomas; FURNHAM, Adrian. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, n. 26, 769 – 779, 2008.

CHAMORRO-PREMUZIC, T.; FURNHAM, A. Personality, intellgence and approaches to learning as predictors of academic performance. Educational Psychology, Memphis, TN, (26), 769 – 779, 2008. Charlot, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed. Trad. Bruno Magne, 2000.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitavio e misto. 2 ed. Artmed/Bookman. Traduçao Luciana de Oliveria da Rocha, 2007.

ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodização do desenvolvimento psiquico na infancia. . Em M. Shuare (Org.), La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS - Antologia (pp. 104-124). Moscou: Progresso, 1987.

FRIEDRICH, M. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens-PROJOVEM: Uma análise entre o proposto e o vivido em Goiânia,Ano de Obtenção: 2009.

HORA, K. E. R.; MESQUITA, G. G. M.; GOMES, R. B. Análise das Reprovações Discentes no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Goiás. Revista Eletrônica de Engenharia Civil, volume 14, Nº 1, 66 – 82, 2018.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. DE A.. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, Atlas, 2003.

MARTINS , J.; BICUDO, M. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Centauro, 2005.

MARRA, R. A. Formaçao de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para a organizaçao do ensino. Revista Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 388-418, maio/ago. 2016.

O’CONNOR, M.; PAUNONEN, S.. Big five personality predictors of post-secondary academic performance. Personality and individual differences, Washington, DC, 43, p. 971–990, 2007.

PASSOS, F. G. DOS; VICHI, C.; DUARTE, F. R.; SOUSA, G. M. C. DE; TELES, R. DE S.; SANTOS, V. M. L. DOS. Diagnóstico sobre a reprovação nas disciplinas básicas dos cursos de engenharia da UNIVASF. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais. 2007.

POZO, J. I.; CRESPO, G. M. A. Aprender y Enseñar Ciencia: Del Conocimiento Cotidiano al Conocimiento Científico. Madrid/ ESP., 1998.

PROCÓPIO, M. V. R.. Fracasso Universitário: um estudo sobre a permanência dos acadêmicos do curso de Física. 190 f. Tese (doutorado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Doutorado em Educação, Goiânia, 2014.

RICHARDSON, R. (coord.) et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SILVA, A. C; CORREA, C. S.; COELHO, D. A.; DA SILVA NETO, D. T.; FERRAZ, L.; XAVIER, M. M.; REIS, R. S.; ROCHA, F. A.; SANTOS, P. A. Análise dos Índices de Reprovação nas Disciplinas de Cálculo I e AVGA do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia de Vitória da Conquista. XIV International Conference on Engineering and Technology Education, 28 de fevereiro – 02 de março, 2016, Salvador, Brasil.

VILLANI, A.; PACCA, J.L.A. Atualização de professores de física no Brasil: por que? como? quando? para quem? In: REUNIÃO LATINO AMERICANA DE ENSINO DE FÍSICA, 5., Gramado, Brasil, 1992. Atas. Porto Alegre: IF-UFRGS, 1992. p.75-93.

VYGOTSKY, L. S. (1967). Play and its role in the mental development of the child. Soviet Psychology, 5(3), 6-18.

VYGOTSKY, L. S. The problem of age (M. Hall, Trans.). In R. W. Rieber (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky: (Vol. 5. Child psychology) (pp. 187-205). New York: Plenum Press. (Original publicado em 1933-1934), 1998b.

VYGOTSKY, L. S. Infancy (M. Hall, Trans.). In R. W. Rieber (Ed.), The collected works of L. S. Vygotsky: (Vol.5. Child psychology) (pp. 207-241). New York: Plenum Press. (Original publicado em 1933-1934), 1998a.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michel Coel et al. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche, 2007.

Downloads

Publicado

2020-08-02

Como Citar

PROCOPIO, M. V. R.; PROCOPIO, L. V. F. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como fonte de análise para um problema de aprendizagem em ciências . Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020010, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/95. Acesso em: 22 nov. 2024.