Conexões entre neuroeducação e formação de professores

Autores

  • Karly Barbosa Alvarenga universidade Federal de Goiás
  • António Manuel Domingos Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Currículo. Formação docente. Conteúdos. Neurociências Cognitivas.

Resumo

Este trabalho teórico é parte de um pós-doutorado e é fruto de uma análise em artigos e livros datados no período de 2008 a 2019. O objetivo principal é apresentar algumas conexões entre as neurociências cognitivas e a formação de professores. Os resultados apontam para a imprescindibilidade em expor aos professores e aos estudiosos os aspectos relacionados ao funcionamento cerebral no ato de aprender, tais como emoções, ansiedade, dom, cultura, plasticidade cerebral, transmissão de informações, entre outros. São necessárias mais pesquisas colaborativas para consolidar o diálogo entre as neurociências cognitivas e a educação.

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Biografia do Autor

Karly Barbosa Alvarenga, universidade Federal de Goiás

Doutora. Universidade Federal de Goiás – UFG. BR. https://orcid.org/0000-0001-7670-8548.

António Manuel Domingos, Universidade Nova de Lisboa

Doutor. Universidade Nova de Lisboa.UNL. PT  https://orcid.org/0000-0002-5362-5691.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

BARBOSA ALVARENGA, K.; DOMINGOS, A. M. . Conexões entre neuroeducação e formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021018, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/554. Acesso em: 6 dez. 2024.