Construção de materiais didáticos manipuláveis para o ensino de matemática para alunos cegos

Autores

  • Wenderson Cardoso dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Lucélida de Fátima Maia da Costa Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Palavras-chave:

Materiais didáticos manipuláveis., Ensino de matemática., Aluno cego.

Resumo

Nesse artigo apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa descritiva realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PAIC), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O objetivo era construir materiais didáticos manipuláveis para ensinar matemática para alunos cegos. Os resultados obtidos indicam que os materiais didáticos manipuláveis são potenciais recursos para o ensino de matemática e podem possibilitar ao aluno cego o desenvolvimento do raciocínio matemático ao estabelecer relações entre as informações registradas em sua estrutura cognitiva e as novas informações que estão lhes sendo apresentadas. Reiteramos que no caso da aprendizagem do aluno cego, o uso de sensações táteis é inevitável e imprescindível.

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Biografia do Autor

Wenderson Cardoso dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Bolsista FAPEAM, Graduando em Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas
(UEA). 

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professora Adjunta no Centro de Estudos Superiores de Parintins(CESP-UEA).

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Santos, W. C. dos, & de Fátima Maia da Costa, L. (2020). Construção de materiais didáticos manipuláveis para o ensino de matemática para alunos cegos. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 7(5), 22–41. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/142

Edição

Seção

Artigos