“Acima do que o mercado esperava”
a economia no periódico juvenil Tino Econômico
Palavras-chave:
Jornalismo infantojuvenil. Jornalismo econômico. Tino Econômico.Resumo
Fundado em 2022, o Tino Econômico é um periódico dedicado a transmitir noções de economia para o público jovem. Ele se diz o primeiro e único jornal no Brasil a tratar dessa questão para adolescentes e é voltado principalmente ao trabalho nas escolas. O jornalismo econômico, por sua vez, tende a trazer o funcionamento do mercado, sobretudo o do sistema financeiro, como regulador de todos os processos sociais. Assim, neste trabalho, por meio da Análise Pragmática da Narrativa Jornalística, buscamos compreender a concepção de economia que surge no Tino Econômico, gerando discussões a respeito da narrativa jornalística sobre mercado e educação financeira. Entre os resultados, nota-se que o Tino reverbera a cobertura da mídia hegemônica, sem apuração própria, dando ênfase ao mercado e sem aproximar as notícias do dia a dia dos jovens.
Downloads
Referências
CORRÊA, Luciana Seabra Resende Castro. Jornalismo econômico para quem não entende economia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2006.
CRUZ, Danilo de Oliveira; VIEIRA, Lorena Motta. Jornalismo econômico: transformando complexidade em compreensão. Cásper Líbero, 2024. Disponível em: static.casperlibero.edu.br/uploads/2025/01/Danilo-de-Oliveira-Cruz_artigo.pdf.
DORETTO, Juliana. “Não levo a sério”: jovens de classe trabalhadora e as representações da adolescência no jornalismo. Contracampo, Niterói, v. 42, n. 2, p. 01-14, maio/ago. 2023.
DORETTO, Juliana. Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para as crianças. São Paulo: Alameda, 2013.
FURTADO, Thaís. O jornalismo infantil e o desejo de consumo: o discurso da revista Recreio. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
JACOBINI, Maria L. de P. O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. BJR, v. 1, n. 1, p. 190-209, 2008.
LENE, Hérica. O jornalismo de economia no Brasil: os economistas como fontes e os jornalistas. In: PEDROSO NETO, Antonio José; NASCIMENTO, Romário Rocha do (Org.). Fontes e vozes no jornalismo econômico. Palmas: EdUFT, 2020, p. 17-33.
MOTTA, Luiz G. A análise pragmática da narrativa jornalística. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005.
OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; MELO, Maria Elizabeth Pinto de; SOUSA, Lumárya Souza de. Reconhecimento, autoridade e desconfiança na disputa sobre informação científica: o consumo midiático da ciência por estudantes de ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020, p. 1-20.
SILVA, Alexandre Arthur Cunha da. Jornalismo independente brasileiro e a escassez da participação de adolescentes como fontes de informação: Uma Análise das Reportagens da Marco Zero Conteúdo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém. Anais [...]. Belém: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019, p. 1-15.
SILVA, Camila Garcia da. O jornalismo que o jovem prefere: a relação dos adolescentes com as boas e más notícias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 18., 2020, São Paulo. Anais [...] São Paulo: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2020, p. 1-14.
SILVA JR., Carlos Humberto Ferreira et al. Podemos confiar? Compreensão midiática entre alunos dos cursinhos pré-vestibulares da UNESP/Bauru. Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 9, n. 16, p. 66-81, dez. 2021. DOI: 10.21882/ruc.v9i16.859.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


