Pesquisa em ensino
Palavras-chave:
Pesquisa em ensino. Pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa. Compatibilidade paradigmática. Dificuldades e desafios.Resumo
Este texto é uma adaptação de uma apresentação em PowerPoint, sobre a pesquisa em ensino, dirigida a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores. Portanto, é um texto bastante esquemático, resumido e, muitas vezes, apenas destacando certos aspectos da pesquisa em ensino, sem entrar em detalhes, mas são dadas as referências pertinentes.
Downloads
Referências
BERICAT, E. La Integración de los Métodos Cuantitativo y CualitativoenlaInvestigación Social.Barcelona: Editorial Arriel, 1998.
DONOVAN, M. S. Generating improvement through research and development in education systems.Science, Vol. 340, 317-319, 2013.
ERICKSON, F. Qualitative Methods of Research on Teaching.In Wittrock, M.C. (Ed.).Handbook of Research on Teaching. (3rd. ed.) New York: Macmillan Publishing Co., 1986.
FIRESTONE, W. A. Meaning in method: The rhetoric of quantitative and qualitative research. Educational Researcher, 16(7): 16-21, 1987.
GOWIN, D.B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981.
JACOB, E. Qualitative research traditions: a review. ReviewofEducationalResearch, 57(1): 1-50, 1987.
KERLINGER, F. N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo e Brasília: EPU – EDUSP e INEP, 1980.
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. Pesquisa qualitativa em educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: o Vê epistemológico de Gowin. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1990.
MOREIRA, M.A. A pesquisa em educação em ciências e a formação permanente de professor de ciências. In Sánchez, J.M., Oñorbe T. y Bustamante, G. I. (Eds.) Educación Científica. Servicio de Publicaciones de laUniversidad de Alcalá, 1998.
MOREIRA, M.A. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão geral. Revista Chilena de Educación Científica, 3(1): 10-17, 2004.
SMITH, J. K. Quantitative versus qualitative research: an attempt to clarify the issue. Educational Researcher, 12(3): 6-13, 1983.
WIEMAN, C. (2013). Grand Challenge: Undergraduate teaching. Science, Vol. 340: 292-296, 2013.
WIEMAN, C. et al. Grand Challenges in Science Education. Science, Vol. 340: 291-323, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.