A avaliação como meio para transformar a aprendizagem dos estudantes futuros professores
contributos de uma intervenção pedagógica
Palavras-chave:
Práticas de avaliação. Conceções de avaliação. Feedback. Professores universitários. Estudantes futuros professores.Resumo
Este artigo analisa as conceções e práticas de avaliação de uma professora universitária numa lógica de desenvolvimento profissional, complementadas pela perspetiva dos seus estudantes (n=25). Os dados foram recolhidos num curso de mestrado em Formação de Professores numa universidade pública portuguesa. Foi implementado um Projeto de Intervenção e Formação, que combinou métodos qualitativos e quantitativos. Este estudo incluiu a análise de estratégias de interação, as potencialidades e limitações dos métodos de avaliação e as suas implicações para o ensino, aprendizagem e resultados académicos. A função formativa da avaliação, baseada na regulação, monitorização, orientação, melhoria e apoio à aprendizagem dos estudantes e o envolvimento dos estudantes nas práticas de avaliação, emergem nos resultados deste estudo.
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