A avaliação como meio para transformar a aprendizagem dos estudantes futuros professores

contributos de uma intervenção pedagógica

Autores

  • Eva Lopes Fernandes Universidade do Minho

Palavras-chave:

Práticas de avaliação. Conceções de avaliação. Feedback. Professores universitários. Estudantes futuros professores.

Resumo

Este artigo analisa as conceções e práticas de avaliação de uma professora universitária numa lógica de desenvolvimento profissional, complementadas pela perspetiva dos seus estudantes (n=25). Os dados foram recolhidos num curso de mestrado em Formação de Professores numa universidade pública portuguesa. Foi implementado um Projeto de Intervenção e Formação, que combinou métodos qualitativos e quantitativos. Este estudo incluiu a análise de estratégias de interação, as potencialidades e limitações dos métodos de avaliação e as suas implicações para o ensino, aprendizagem e resultados académicos. A função formativa da avaliação, baseada na regulação, monitorização, orientação, melhoria e apoio à aprendizagem dos estudantes e o envolvimento dos estudantes nas práticas de avaliação, emergem nos resultados deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Lopes Fernandes, Universidade do Minho

Research Centre on Child Studies, Institute of Education, University of Minho, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3838-9846

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

VAN DEN BERGH, L.; ROS, A.; BEIJAARD, D.. Teacher learning in the context of a continuing professional development programme: a case study, Teaching and Teacher Education, 47, 142-150, 2015. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.01.002

BLACK, P.; WILIAM, D. Classroom assessment and pedagogy. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 25, 6, 551-575, 2018. https://doi.org/10.1080/0969594X.2018.1441807

BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 5, 1, p. 7-74, 1998. https://doi.org/10.1080/0969595980050102

BONNIOL, J.; VIAL, M. Les modèles de l’évaluation. Paris: De Boeck & Larcier S.A., 1997.

BORRALHO, A.; FIALHO, I.; CID, M. Aprendizagem no ensino superior: Relações com a prática docente. in: LEITE, C.; ZABALZA, M. (org.) Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012, p. 984-996.

BOUD, D. The role of self assessment in student grading. Assessment and Evaluation in Higher Education, 14, 1, 20-30, 1989. https://doi.org/10.1080/0260293890140103

BROWN, G.T.L. Teachers’ conceptions of assessment. Unpublished doctoral dissertation. Auckland, NZ: University of Auckland, 2002. Retrieved from http://hdl.handle.net/2292/63

BROWN, S.; GLASNER, A. Assessment maters in higher education: choosing and using diverse approaches. Buckingham: Open University, 1999.

BROWN, S. Assessment for Learning. Learning and Teaching in Higher Education, Issue 1, 2004-05, 81¬- 89, 2005. ISSN 1742¬240X.

CARLESS, D.. Trust, distrust and their impact on assessment reform. Assessment & Evaluation in Higher Education, vol. 34, núm. 1, p. 79-89, 2009. https://doi.org/10.1080/02602930801895786

CARLESS, David. Excellence in university assessment: learning from award-winning practice. New York: Routledge, 2015.

CARLESS, D.; SALTER, D.; YANG, M.; LAM, J.. Developing Sustainable Feedback Practices. Studies in Higher Education, 36(4), p. 395–407, 2011. https://doi.org/10.1080/03075071003642449

CHO, J. Y.; LEE, E. Reducing Confusion about Grounded Theory and Qualitative Content Analysis: Similarities and Differences. The Qualitative Report 2014, Vol. 19, Article 64, p.1-20, 2014.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 6th Ed. London & New York: Routledge, 2007.

COUTINHO, C.P. Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina, S.A. 2014.

EARL, L. M. Assessment as Learning: Using Classroom Assessment to Maximize Student Learning. Thousand Oaks: Corwin Press Inc, 2003.

EARL, L. M. Assessment for learning; Assessment as learning: Changing practices means changing beliefs. In: HONG KONG EDUCATION BUREAU (Ed.), Assessment and learning (Issue 2), 2013, p. 1–5. Hong Kong: The Hong Kong Government Printer.~

EARL, L.; KATZ, S. Rethinking classroom assessment with purpose in mind. Winnipeg. Manitoba: The Crown in Right of Manitoba, 2006. Retrieved from: https://www.edu.gov.mb.ca/k12/assess/wncp/full_doc.pdf

ESTEVES, M. Análise de Conteúdo. in: LIMA, L.; PACHECO, J.A. (orgs.) Fazer Investigação. Contributos para a elaboração de dissertação e teses. Porto: Porto Editora, 2006, p.105-126.

ESTEVES, M. Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, 07, p. 101-110, 2008. http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/viewFile/122/202

EUROPEAN COMMISSION. Report to the European Commission on improving the quality of teaching and learning in Europe's higher education institutions. Luxembourg: EU Publications, 2013. ISBN: 978-92-79-30360-9. DOI: 10.2766/42468

EZZY, D. Qualitative Analysis: Practice and Innovation. Australia: Allen & Unwin, 2002.

FERNANDES, D. Avaliação das Aprendizagens: Uma Agenda Muitos Desafios. Lisboa: Texto Editora, 2004.

FERNANDES, S.; FLORES, M. A.; LIMA, R. M. Students’ views of assessment in project-led engineering education: findings from a case study in Portugal. Assessment & Evaluation in Higher Education, 37, 2, 163-178, 2012. http://dx.doi.org/10.1080/02602938.2010.515015

FERNANDES, E. L. Conceptions and practices of assessment in higher education: a study of university teachers. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular). 2020. http://hdl.handle.net/1822/76411

FLORES, M.A.; PEREIRA, D. Capítulo I. Revisão da Literatura. In FLORES, M.A. (coord.) Avaliação no Ensino Superior: Conceções e Práticas, 2012, p. 23-48. Santo Tirso: De Facto Editores.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Lisboa : Temas e Debates, 1999.

HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The Power of Feedback. Review of Educational Research, Volume 77, issue 1, March 2007, 81-112, 2007. https://doi.org/10.3102/003465430298487.

KYARUZI, F.; STRIJBOS, J.W.; UFER, S.; BROWN, G.T.L. Teacher AfL perceptions and feedback practices in mathematics education among secondary schools in Tanzania. Studies in Educational Evaluation, 59, 1–9, 2018. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2018.01.004

LIGHT, G.; COX, R. Learning & Teaching in Higher Education. The Reflective professional. London: Sage Publications, 2003.

MCDOWELL, L.; WAKELIN, D.; MONTGOMERY, C.; KING, S. Does assessment for learning make a difference? The development of a questionnaire to explore the student response. Assessment & Evaluation in Higher Education, 36(7), 749-765, 2011. https://doi.org/10.1080/02602938.2010.488792

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: An expanded source book (2nd ed.). Newbury Park, CA: Sage, 1994.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

PEREIRA. Í.S.P.; FERNANDES, E.L.; BRAGA, A.C; FLORES, M.A. (2023). Initial teacher education after the Bologna process. Possibilities and challenges for a renewed scholarship of teaching and learning. European Journal of Teacher Education, 46(1), 6-34, 2023. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1867977

POPHAM, J. W. Transformative assessment. USA: ASCD - Association for Supervision and Curriculum Development, 2008.

PRICE, M.; HANDLEY, K.; MILLAR, J. Feedback: focusing attention on engagement. Studies in Higher Education, 36, 8, 879-896, 2011. https://doi.org/10.1080/03075079.2010.483513

ROLDÃO, M.C. Estratégias de ensino. O saber e o agir do professor. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009.

RUST, C. Towards a scholarship of assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education, 32, 2, 229–237, 2007. https://doi.org/10.1080/02602930600805192

SAMBELL, K. (2011). Rethinking feedback in Higher Education: an assessment for learning perspective. University of Bristol: ESCalate, HEA Subject Centre for Education, 2011. Retrieved from http://escalate.ac.uk/downloads/8410.pdf, 20/08/2020.

TANG, S.Y.F; CHOW, A.W.K. Communicating feedback in teaching practice supervision in a learning-oriented field experience assessment framework. Teaching and Teacher Education, 23, 7, 1066-1085, 2007. https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.07.013

TRINDADE, R.; COSME, A. Educar e aprender na escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leitão, 2010.

WEBBER, K. L. The Use of Learner-Centered Assessment in US Colleges and Universities. Research in Higher Education, 53, 2, 201–228, 2012. https://doi.org/10.1007/s11162-011-9245-0

Publicado

2024-01-05

Como Citar

LOPES FERNANDES, E. A avaliação como meio para transformar a aprendizagem dos estudantes futuros professores: contributos de uma intervenção pedagógica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024003, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1219. Acesso em: 28 abr. 2024.