A avaliação como meio para transformar a aprendizagem dos estudantes futuros professores

contributos de uma intervenção pedagógica

Autores

  • Eva Lopes Fernandes Universidade do Minho

Palavras-chave:

Práticas de avaliação. Conceções de avaliação. Feedback. Professores universitários. Estudantes futuros professores.

Resumo

Este artigo analisa as conceções e práticas de avaliação de uma professora universitária numa lógica de desenvolvimento profissional, complementadas pela perspetiva dos seus estudantes (n=25). Os dados foram recolhidos num curso de mestrado em Formação de Professores numa universidade pública portuguesa. Foi implementado um Projeto de Intervenção e Formação, que combinou métodos qualitativos e quantitativos. Este estudo incluiu a análise de estratégias de interação, as potencialidades e limitações dos métodos de avaliação e as suas implicações para o ensino, aprendizagem e resultados académicos. A função formativa da avaliação, baseada na regulação, monitorização, orientação, melhoria e apoio à aprendizagem dos estudantes e o envolvimento dos estudantes nas práticas de avaliação, emergem nos resultados deste estudo.

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Biografia do Autor

Eva Lopes Fernandes, Universidade do Minho

Research Centre on Child Studies, Institute of Education, University of Minho, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3838-9846

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

LOPES FERNANDES, E. A avaliação como meio para transformar a aprendizagem dos estudantes futuros professores: contributos de uma intervenção pedagógica. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024003, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1219. Acesso em: 21 dez. 2024.