Educação em Moçambique

tendências de formação de professores de ciências naturais e matemática

Autores

  • Damasco Rocha Mateus Chalenga Universidade Ruvoma
  • Emília Maria José Guiraguira Academia Militar Marechal Samora Machel
  • Vital de Melo Lopes Napapacha Universidade Rovuma
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Ciências naturais e matemática. Educação em Moçambique. Formação de professores.

Resumo

O objectivo deste texto é reflectir sobre a educação em Moçambique e o processo de formação de professores de ciências naturais e matemática. Trata-se de uma revisão de literatura e de documentos oficiais. Constatou-se que a educação em Moçambique passou por reformas desde a época colonial, para responder às dinâmicas contextuais. A formação de professores foi caracterizada pela coexistência de modelos que pudessem responder aos desafios que o sistema de educação enfrentava. Apesar de Moçambique ter passado por vários modelos de formação, com o aumento do número de professores, observa-se um baixo nível de conhecimento que vem sendo debatido desde a era colonial.

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Biografia do Autor

Damasco Rocha Mateus Chalenga, Universidade Ruvoma

Doutorando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Energia e Meio Ambiente. Professor da Universidade Rovuma, em Niassa, Moçambique. Coordenador do Sector de Pesquisa e Publicação na UniRovuma. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5708-9187

Emília Maria José Guiraguira, Academia Militar Marechal Samora Machel

Doutoranda em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Educação/Ensino de Matemática. Professora da Academia Militar Marechal Samora Machel, Nampula, Moçambique. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID:  https://orcid.org/0009-0001-7404-4220

Vital de Melo Lopes Napapacha, Universidade Rovuma

Doutorando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Educação/Ensino de Informática. Professor da Universidade Rovuma, em Niassa, Moçambique. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1168-229X

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerai. Doutor em Educação. Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Professor Visitante na Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Rovuma, em Moçambique. Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1514-6961

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

CHALENGA, D. R. M.; GUIRAGUIRA, E. M. J.; NAPAPACHA, V. de M. L.; NUNES, C. P. Educação em Moçambique: tendências de formação de professores de ciências naturais e matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024009, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1694. Acesso em: 3 jul. 2024.