Educación en Mozambique

tendencias en la formación de docentes en ciencias naturales y matemática

Autores/as

  • Damasco Rocha Mateus Chalenga Universidade Ruvoma
  • Emília Maria José Guiraguira Academia Militar Marechal Samora Machel
  • Vital de Melo Lopes Napapacha Universidade Rovuma
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palabras clave:

Ciencias naturales y matemática. Educación en Mozambique. Formación de profesores.

Resumen

El objetivo de este texto es reflexionar sobre la educación en Mozambique y el proceso de formación de docentes en ciencias naturales y matemáticas. Se trata de una revisión de literatura y documentos oficiales. Se encontró que la educación en Mozambique ha experimentado reformas desde la época colonial, para responder a la dinámica contextual. La formación docente se caracterizó por la coexistencia de modelos que podían responder a los desafíos que enfrentaba el sistema educativo. Si bien Mozambique ha pasado por varios modelos de formación, con un aumento en el número de docentes, existe un bajo nivel de conocimientos que se viene debatiendo desde la época colonial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damasco Rocha Mateus Chalenga, Universidade Ruvoma

Doutorando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Energia e Meio Ambiente. Professor da Universidade Rovuma, em Niassa, Moçambique. Coordenador do Sector de Pesquisa e Publicação na UniRovuma. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5708-9187

Emília Maria José Guiraguira, Academia Militar Marechal Samora Machel

Doutoranda em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Educação/Ensino de Matemática. Professora da Academia Militar Marechal Samora Machel, Nampula, Moçambique. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID:  https://orcid.org/0009-0001-7404-4220

Vital de Melo Lopes Napapacha, Universidade Rovuma

Doutorando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Mestre em Educação/Ensino de Informática. Professor da Universidade Rovuma, em Niassa, Moçambique. Atualmente realiza Estágio Científico Avançado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1168-229X

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerai. Doutor em Educação. Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Professor Visitante na Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Rovuma, em Moçambique. Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1514-6961

Citas

AGIBO, Júlio Miguel. Formação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo de formação 10ͣ + 1 ano. Caso dos Institutos de Formação de Professores da Província de Nampula (2007-2016). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista. Marília, 2017.

ÁRABE, Domingos; UAME, Francisco.; TEIMOSO, Agostinho Rosário; JOÃO, António dos Santos; GOMUNDANHE, Almeida Meque. Análise da evolução do sistema educativo em Moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14265, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14265.

BAVO, Názia Anita Cardoso Nhongo; COELHO, Orquídea. A educação de populações indígenas em Moçambique: do Período Colonial ao início da Era Pós-Independência. Revista Brasileira de História da Educação, [s. l.], v. 22, p. 1–28, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e219

BECA, Sandra Aurora Armindo. Os fundamentos de mudança de modelos de formação de professores do ensino básico em Moçambique. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v. 3, n. 2, p. 286-301, jul./dez, 2023.

BONDE, Rui Amadeu. Políticas públicas de educação e qualidade de ensino em Moçambique. Revista Brasileira de Ergonomia, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 10, 2016. Disponível em: http://www.abergo.org.br/revista/index.php/ae/article/view/106.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: Ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 set/out;57(5):611-4. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/?format=pdf

FAGILDE, Sarifa Abdul Magide. Professor: a luz para um novo paradigma na Educação Matemática (Moçambique). Revista Educação e Humanidades, v V, n. 1. 2024. p. 81-101. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/14144/9037

GASPERINI, Lavinia. Moçambique : educação e desenvolvimento rural. [s. l.], Edizioni Lavoro/Iscos, p. 1–10, 1989. Disponível em: https://www.iese.ac.mz/lib/PPI/IESE-PPI/pastas/governacao/educacao/ artigos _cientificos_imprensa/ah66.pdf.

INDE. Plano Curricular do Curso de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos. 1ª Edição, 2019.

MINEDH. Plano Estratégico de edudação 2020-2029. MINEDH. Maputo, Maio de 2020.

MINEDH. Relatório do Estudo Holístico da Situação do Professor em Moçambique. Edição: MINEDH. Maputo, 2017.

MAZULA, Brazao. Educacao, cultura e ideologia em mocambique: 1975-1985 (em busca de fundamentos filosofico-antropologicos). 1993. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

MOCAMBIQUE. Lei 6/92 de 6 de Maio. Boletim da Republica: Sistema Nacional da Educação. [s. l.], v. I SÉRIE, n. Decreto Lei 28/95 de 17 de Julho, p. Número 28, 1992.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 4/83 de 23 de março de 1983. Aprova a Lei do Sistema Nacional de Educação e define os princípios fundamentais na sua aplicação. Publicada no Boletim da República, II SÉRIE- Número 12.1983a.

MOÇAMBIQUE. Lei no 18/2018 de 28 de dezembro. Estabelece o regime jurídico do Sistema Nacional de Educação na República de Moçambique, 2018b.

MUGIME, Santa Miguel Júlio; MAPEZUANE, Mahalambe Feliciano; COSSA, José; LEITE, Carlinda. Estudos sobre formação inicial de professores em Moçambique e sua relação com as políticas de formação de professores (2012-2017). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27 (149), 2019. https://doi.org/10.14507/epaa.27.4250.

NIVAGARA, Daniel Daniel. A contribuição da prática na formação inicial de professores: uma análise a partir da formação de professores primários em Moçambique. Revista Educação e Humanidades, v. I, n. 1. 2020, p. 371-420.

NIQUICE, Adriano Fanicela. Formação de professores primários: construção do currículo. Maputo: Texto Editores, 2005.

QUIMUENHE, Ancha. História da educação moçambicana no seculo XX: lei 4/83 e 6/92 do sistema nacional de educação. Revista Científica de Educação, [S. l.], v. 3, p. e019011, 2018. Disponível em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/31.

SAÚTE, Alda Romão. Escola de Halilitação de Professores Indígenas Losé Cabral, Manhiça-Alvor: subsídios para o estudo da formação da elite instruida em Moçambique (1926-1974). Maputo, PROMÉDIA, 2004.

Publicado

2024-06-14

Cómo citar

CHALENGA, D. R. M.; GUIRAGUIRA, E. M. J.; NAPAPACHA, V. de M. L.; NUNES, C. P. Educación en Mozambique: tendencias en la formación de docentes en ciencias naturales y matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024009, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1694. Acesso em: 21 nov. 2024.