Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais

Autores

  • Raquel Mignoni de Oliveira Universidade de Caxias do Sul
  • Ygor Corrêa Universidade de Caxias do sul
  • Andréia Morés Universidade de Caxias do sul

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial., Covid-19., Formação docente., Tecnologias Digitais Interativas.

Resumo

Este estudo discute a continuidade das aulas durante a pandemia de Covid-19 e a instrumentalização sobre tecnologias digitais via curso de formação docente, promovido por uma rede privada de ensino, voltado ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta pesquisa qualitativa está ancorada na área da Educação e Tecnologias Digitais Interativas. As reflexões apontam para a relevância de formação docente no cenário de ERE. O estudo revelou a necessidade de ofertar espaços digitais para a interação entre docentes e um repositório digital para o compartilhamento de conteúdos de aulas entres docentes, o que representaria a diminuição da sobrecarga de trabalho.

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Biografia do Autor

Raquel Mignoni de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação (UCS). Universidade de Caxias do Sul (UCS). https://orcid.org/0000-0001-8831-6277.

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do sul

Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Universidade de Caxias do Sul (UCS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3526-9195

Andréia Morés, Universidade de Caxias do sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Área do Conhecimento de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora e vice-líder no Observatório de Educação da UCS e membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade (InovAval/UFRGS). Desenvolve pesquisas sobre Contextos Educativos, Inovação e Tecnologias, com ênfase na Educação.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-6982-0803

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Publicado

2020-09-14

Como Citar

MIGNONI DE OLIVEIRA, R.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. . Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020028, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/179. Acesso em: 20 abr. 2024.