Materiais motivadores e lúdicos associados com a literacia na formação de docentes

Autores

  • Ana Maria Pessanha Escola Superior de Educação de Professores do Grupo Lusófona em Lisboa

Palavras-chave:

Formação de docentes. Atividade lúdica; Literacia.

Resumo

Este artigo apresenta alguns projetos de atividade lúdica integrados, já desenvolvidos na escola em contexto educativo em Portugal. Pretende ser um contributo na formação de professores vocacionados para a educação de crianças e jovens. O artigo defende a vantagem da atividade lúdica associada com a literacia. Propõe ainda uma reflexão sobre as práticas educativas, as orientações filosóficas sobre educação e as modernas pedagogias. Tem como objetivo dar uma visão geral das boas práticas de atividade lúdica, no contexto educativo. Serão abordados pontos de vista de investigadores nestes domínios e conceitos teóricos associados a exemplo de intervenção em contexto educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Pessanha, Escola Superior de Educação de Professores do Grupo Lusófona em Lisboa

Diretora Pedagógica de Mestrados em Educação ESE Almeida Garrett, Escola Superior de Educação de
Professores do Grupo Lusófona em Lisboa – Portugal. 

Referências

CHRISTIE, J. F. Psychological Research on Play: Connections with Early Literacy Development. In: CHRISTIE, James F. (Ed.). Play and Early Literacy Development. State University of New York

Press, Albany, 1991.

_________. Literacy Enriched Play Settings. Arizona State University, 1995.

_________; ENZ, B.; VUKELICH, C. Teaching language and Literacy: Preschool through the

elementary grades. Addison-Welsey Educational Publishers Inc U. S., 1997.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Literacy before Schooling. Exeter, NH: Heinemann Educational

Books, 1982.

HALL, N. The emergence of literacy: Young children’s developing understanding of reading and writing. Exeter, NH: Heinemann Educational Books, 1987.

_____.; ROBISON A. Exploring Writing and Play in the Early Years. David Fulton Publishers.

London, 1997.

JACOB, E. Learning literacy through play, Puerto Rican kindergarten children. In: GOELMAN, H.;OBERG; SMITH, F. (Eds.). Awakening to literacy. Exeter, NH: Heinemann Educational Books,

NEUMAN, S.; ROSKOS, K. The influence of literacy enriched play centers on preschoolers’

conceptions of the functions of print. In: CHRISTIE, J. (Ed). Play and early literacy development.

Albany, NY: State University of New York Press, 1991.

PESSANHA, A. Books and related play materials promoting family literacy. 25 ICCP World Play

Conference, Faculdade de Motricidade, 2010.

__________. Play materials, toys and Literacy in school and family. Paper. 7 th ITRA World

Congress, Braga, Catholic University of Portugal, 2014.

PIAGET, J. La psychologie de l'intelligence. Paris: Armand Colin, 1947.

ROSKOS, K. et al. Linking Literacy and Play: Facilitator`s guide. Newark, DE: International

Reading Association, 1995.

________; CHRISTIE, J. F. Play and early childhood. New York: John: Lawrence Erlbaum

Associates, 2007.

________; CHRISTIE, J. The play-literacy nexus and the importance of evidence-based

techniques in the classroom. American Journal of Play, 4 (2), p. 204-224, 2012.

SMILANSKY, S. The effects of sociodramatic play on disadvantaged preschool children. New

York: John Wiley & Sons, 1968.

SUTTON-SMITH, B. The Folk Stories of Children. Philadelphia: University of Pennsylvania Press,

______________. One hundred years of change in play. Research. TAASP. Newsletter, 9 (2), p.

, 1983.

VUKELICH, C. Materials and Modelling: Promoting Literacy during Play. In: CHRISTIE, J.

(Ed.). Play and early literacy development. Suny. State University of New York Press, 1991.

__________. Watch me! Watch me! Understanding children’s literacy knowledge. In: CHRISTIE, J.;

ROSKOS, K.; ENZ, B.; VUKELICH, C; NEUMAN, J. (Eds.). Reading for linking literacy and

play. Newark, DE: International Reading Association, 1995.

VYGOTSKY, L. S. Play and its role in the mental development of the child. In: BRUNER, J. S.;

JOLLY, A.; SYLVIA, K. (Eds.). Play: Its role in development and evolution. New York: Basic

Books, 1976. p. 537-554.

WOODARD, C. Guidelines for facilitating sociodramatic play. Childhood Education, 1984.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

PESSANHA, A. M. Materiais motivadores e lúdicos associados com a literacia na formação de docentes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 208–221, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/185. Acesso em: 21 nov. 2024.