Autoetnografia, ciências sociais e formação crítica

uma revisão da produção científica da educação física

Autores

  • Leandro Oliveira Rocha Universidade do Vale do Taquari
  • Samuel Nascimento de Araújo Secretaria Municipal de Ensino de Guarani das Missões
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Autoetnografia. Educação Física. Formação Crítica. Revisão Integrativa.

Resumo

Esta pesquisa discute particularidades da autoetnografia e sua relação com a formação do autoetnógrafo, que é autor e sujeito de pesquisa. Foi elaborada a partir de uma revisão da produção acadêmica de cunho social da Educação Física realizada em 2017. Junto à plataforma virtual de 25 periódicos selecionados, com qualificações A2, B1 e B2 na área de conhecimento da Educação Física, foram encontrados somente cinco estudos sobre a autoetnografia, cuja leitura permitiu apontar três pontos de discussão: autoetnografia e conhecimento científico; texto autoetnográfico; e formação crítica do autoetnógrafo. A análise sustenta-se na
literatura estrangeira das autoetnografias e, de forma conclusiva, permite compreender que a autoetnografia emerge nas ciências sociais como aporte teórico-metodológico de investigação sustentado nas experiências culturais do pesquisador. Contrapondo modelos positivistas, amparados na neutralidade científica, o autoetnógrafo elabora a pesquisa a partir de situações vividas, sentimentos e análises reflexivas, pautados no problema de investigação, marco teórico e rigor metodológico. Experiência, subjetividade e reflexividade confirmam o protagonismo do autoetnógrafo e mobilizam processos de conscientização – características que entendemos como processo de formação crítica do pesquisador ao longo da própria investigação autoetnográfica.

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Biografia do Autor

Leandro Oliveira Rocha, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor de Graduação em Educação Física da Universidade do
Vale do Taquari.

Samuel Nascimento de Araújo, Secretaria Municipal de Ensino de Guarani das Missões

Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Ensino
de Guarani das Missões. 

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Professor de Graduação e Pós-Graduação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

ROCHA, L. O.; ARAÚJO, S. N. de; BOSSLE, F. Autoetnografia, ciências sociais e formação crítica: uma revisão da produção científica da educação física. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 168–185, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/368. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos