Tecnologias e professores de Química

um programa brasileiro de desenvolvimento profissional

Autores

  • Marcelo Prado Amaral-Rosa Universidade de Caxias do Sul
  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS

Palavras-chave:

Autoetnografia. Educação Física. Formação Crítica. Revisão Integrativa.

Resumo

O setor educacional é uma das esferas sociais afetadas diretamente pelas tecnologias digitais.
Destinar atenção aos caminhos tomados por tais aparatos é vital para compreender os próprios
processos educacionais. Nessa situação, enquadra-se a formação de professores. Assim, o objetivo
geral é apresentar as nuances gerais do Programa de Desenvolvimento Profissional para
Professores com a finalidade de contextualizar uma estratégia inovadora de formação de
professores da rede básica pública de educação a partir das ações formativas desenvolvidas na área
de Química. O programa foi ofertado pelo governo brasileiro aos professores da educação básica
por meio de um acordo de cooperação internacional entre Brasil e Portugal. As formações
ocorreram na Universidade do Porto e na Universidade de Aveiro. Foram ofertadas 175 vagas para
professores de todas as regiões do Brasil nas áreas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Física,
Matemática e Química. A área de Química foi a única que ocorreu em ambas as instituições
parceiras, sendo acompanhadas in loco. Percebe-se que o conhecimento por parte da comunidade
de professores e pesquisadores sobre a ocorrência dessa formação ofertada pelo governo brasileiro
é praticamente inexistente, assim faz-se se suma importância a divulgação dos contextos de
ocorrência da mesma, tendo enquanto macro destaque a valorização dos professores da rede pública
nacional.

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Biografia do Autor

Marcelo Prado Amaral-Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação em Ciência. Docente da Universidade de Caxias do Sul

Marcelo Leandro Eichler, UFRGS

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências na UFRGS, pesquisador na área de Educação Química

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

AMARAL-ROSA, M. P.; EICHLER, M. L. Tecnologias e professores de Química: um programa brasileiro de desenvolvimento profissional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 113–125, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/732. Acesso em: 22 dez. 2024.

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