Tecnologias e professores de Química
um programa brasileiro de desenvolvimento profissional
Palavras-chave:
Autoetnografia. Educação Física. Formação Crítica. Revisão Integrativa.Resumo
O setor educacional é uma das esferas sociais afetadas diretamente pelas tecnologias digitais.
Destinar atenção aos caminhos tomados por tais aparatos é vital para compreender os próprios
processos educacionais. Nessa situação, enquadra-se a formação de professores. Assim, o objetivo
geral é apresentar as nuances gerais do Programa de Desenvolvimento Profissional para
Professores com a finalidade de contextualizar uma estratégia inovadora de formação de
professores da rede básica pública de educação a partir das ações formativas desenvolvidas na área
de Química. O programa foi ofertado pelo governo brasileiro aos professores da educação básica
por meio de um acordo de cooperação internacional entre Brasil e Portugal. As formações
ocorreram na Universidade do Porto e na Universidade de Aveiro. Foram ofertadas 175 vagas para
professores de todas as regiões do Brasil nas áreas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Física,
Matemática e Química. A área de Química foi a única que ocorreu em ambas as instituições
parceiras, sendo acompanhadas in loco. Percebe-se que o conhecimento por parte da comunidade
de professores e pesquisadores sobre a ocorrência dessa formação ofertada pelo governo brasileiro
é praticamente inexistente, assim faz-se se suma importância a divulgação dos contextos de
ocorrência da mesma, tendo enquanto macro destaque a valorização dos professores da rede pública
nacional.
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