Uma visão das disciplinas de estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática da UECE frente a pandemia do COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Universidade Estadual do Ceará, Pandemia do Covid-19, Estagios supervisionados

Resumo

A esfera do Ensino Superior passou por uma série de transformações para se adaptarem a nova realidade provocada pela pandemia do Covid-19, em especial, as disciplinas de Estágios Supervisionados, vivenciadas por meio remoto. Esse artigo tem o intuito de apresentar discussões envolvendo duas disciplinas de Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Matemática da UECE, no semestre 2020.1. Assim, esse estudo traz algumas alternativas para a formação dos futuros professores, da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) mediante as dificuldades enfrentadas pelo ensino remoto causado pela pandemia do Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

BRASIL. Parecer Nº: CNE/CP 28/2001. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2001.

BRASIL. Parecer Nº: CNE/CP nº 5/2020. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2020.

BRASIL. Parecer Nº: CNE/CES 1.302/2001. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2021.

BRASIL. CNE-CP, N° 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2015.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Mec, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CEARÁ. Resolução Nº 4544/2020 - CEPE, de 24 de setembro de 2020. Fortaleza, CE: Governo do Estado do Ceará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.

CEARÁ. Projeto Político Pedagógico. Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. UECE: Fortaleza, 2007.

CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso. Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. UECE: Fortaleza, 2018.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021.

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho et al. Estágio curricular supervisionado de Matemática no contexto da pandemia da Covid-19. Pesquisa e Ensino, Barreiras, v. 2, n. 1, p. 1-27, mar. 2021.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; SUGAHARA, Cibele Roberta; BRANCHI, Bruna Angela. O impacto da Covid-19 no ensino superior: desenvolvimento de atividades remotas em matemática e em estatística. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 16, n. 43, p. 138-146, ed. esp. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1220.

FIORENTINI, Dario, NACARATO, Adair Mendes. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Campinas, São Paulo: Musa, 2005.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 296 p.

TARDIFF, Mauice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 13ª Ed., 2012.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. Uma visão das disciplinas de estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática da UECE frente a pandemia do COVID-19. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022002, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/465. Acesso em: 19 abr. 2024.