Uma visão das disciplinas de estágio supervisionado no curso de licenciatura em matemática da UECE frente a pandemia do COVID-19
Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Universidade Estadual do Ceará, Pandemia do Covid-19, Estagios supervisionadosResumo
A esfera do Ensino Superior passou por uma série de transformações para se adaptarem a nova realidade provocada pela pandemia do Covid-19, em especial, as disciplinas de Estágios Supervisionados, vivenciadas por meio remoto. Esse artigo tem o intuito de apresentar discussões envolvendo duas disciplinas de Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Matemática da UECE, no semestre 2020.1. Assim, esse estudo traz algumas alternativas para a formação dos futuros professores, da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) mediante as dificuldades enfrentadas pelo ensino remoto causado pela pandemia do Covid-19.
Downloads
Referências
BRASIL. Parecer Nº: CNE/CP 28/2001. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2001.
BRASIL. Parecer Nº: CNE/CP nº 5/2020. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2020.
BRASIL. Parecer Nº: CNE/CES 1.302/2001. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2021.
BRASIL. CNE-CP, N° 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Brasília, DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Mec, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2018.
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CEARÁ. Resolução Nº 4544/2020 - CEPE, de 24 de setembro de 2020. Fortaleza, CE: Governo do Estado do Ceará. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.
CEARÁ. Projeto Político Pedagógico. Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. UECE: Fortaleza, 2007.
CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso. Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. UECE: Fortaleza, 2018.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021.
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho et al. Estágio curricular supervisionado de Matemática no contexto da pandemia da Covid-19. Pesquisa e Ensino, Barreiras, v. 2, n. 1, p. 1-27, mar. 2021.
FERREIRA, Denise Helena Lombardo; SUGAHARA, Cibele Roberta; BRANCHI, Bruna Angela. O impacto da Covid-19 no ensino superior: desenvolvimento de atividades remotas em matemática e em estatística. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 16, n. 43, p. 138-146, ed. esp. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1220.
FIORENTINI, Dario, NACARATO, Adair Mendes. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Campinas, São Paulo: Musa, 2005.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 296 p.
TARDIFF, Mauice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 13ª Ed., 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.