Planejamento de ensino no Parfor

pensar e organizar práticas pedagógicas na formação para professores em exercício

Autores

Palavras-chave:

Planejamento, Prática docente, Formação em exercício, PARFOR

Resumo

O trabalho analisa as práticas de planejamento na formação de professores do PARFOR, a partir da perspectiva reflexiva. Problematizamos a organização do planejamento de ensino na formação de professores e suas implicações para as práticas pedagógicas. A abordagem qualitativa orientou a metodologia, tendo como instrumentos investigativos a entrevista, observação e análise documental. A pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia, convênio PARFOR/UESB. Utilizamos análise de conteúdo para tratamento dos dados. Observamos esforços em promover planejamentos reflexivos, contudo, prevaleciam práticas que burocratizavam o seu sentido. O planejamento reclama por ações democráticas e conscientes na organização e materialização do processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Roselane Duarte Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1731-0120. E-mail: rduarte@uesb.edu.br.  

Aída Maria Monteiro Silva, Universidade Federal de Pernanbuco - UFPE - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado na Universidade do Porto/Portugal.  Professora Titular do Centro de Educação da UFPE e atua no Programa de Mestrado em Direitos Humanos. Coordenadora da Rede Brasileira de Educação em DH. 

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

DUARTE FERRAZ, R. .; MONTEIRO SILVA, A. M. Planejamento de ensino no Parfor : pensar e organizar práticas pedagógicas na formação para professores em exercício. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 154–176, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/501. Acesso em: 28 mar. 2024.