O plano nacional de formação de professores da educação básica - PARFOR da Universidade Regional do Cariri - URCA sob a lente dos egressos (CRATO-CE, 2010-2015)

Autores

  • Daniela Fernandes Rodrigues Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Luis Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Gusmão Freitas Amorim
  • Farbênia Kátia Santos de Moura

Palavras-chave:

PARFOR. Formação em serviço. Professores-alunos.

Resumo

Este estudo analisa os significados atribuídos à formação e a prática docente pelos egressos da 1ª turma do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, ofertado pela Universidade Regional do Cariri – URCA entre os anos de 2010 e 2015 no município de Crato-CE. Concluímos que a experiência foi encarada pelos alunos/docentes como um processo de valorização profissional e pessoal, apesar do reconhecimento de que a oferta do Curso não fora acompanhada de condições necessárias para a permanência e devido aproveitamento dos mesmos.

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Biografia do Autor

Daniela Fernandes Rodrigues, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/MAIE). Professora do Instituto
Federal do Ceará (IFCE). 

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do centro de estudos para
formação de professores do PPGE da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Gusmão Freitas Amorim

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/MAIE). Professor da Rede
Estadual de Ensino do Ceará. 

Farbênia Kátia Santos de Moura

Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/MAIE). Professora da Rede
Privada de Ensino. 

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

FERNANDES RODRIGUES, D.; TÁVORA FURTADO RIBEIRO, L.; FREITAS AMORIM, G.; KÁTIA SANTOS DE MOURA, F. O plano nacional de formação de professores da educação básica - PARFOR da Universidade Regional do Cariri - URCA sob a lente dos egressos (CRATO-CE, 2010-2015). Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 342–361, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/401. Acesso em: 26 dez. 2024.

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