Ensino de Geografia, interação e autoria

possibilidades para compreender a dinâmica espaciotemporal do campo brasileiro

Autores

  • Marcos Irineu Klausberger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)
  • Bruno Nunes Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Tempo e espaço na escola. Construção do conhecimento geográfico. Transformações do espaço rural brasileiro.

Resumo

O espaço geográfico é a arena por excelência de ações e contradições humanas, sendo, igualmente,
a esfera material de coexistência de múltiplas temporalidades. A compreensão geográfica, com
efeito, demanda uma contínua articulação entre o espaço e o tempo, entre as formas geográficas e
os processos de ações humanas. Contudo, o ensino de Geografia, como um produto histórico da
ciência geográfica, parece ainda, muitas vezes, pautar-se por didáticas alicerçadas em práticas
pedagógicas fragmentadas, ancoradas em métodos descritivos, que não abarcam o todo e
obstaculizam a compreensão do espaço geográfico. Este artigo, então, objetiva compartilhar
construções didáticas que abarquem a totalidade geográfica e dimensionem a compreensão do
espaço e o tempo, no ensino de Geografia, como entidades indissociáveis, estabelecendo como foco
de análise as contemporâneas transformações no espaço agrário brasileiro, condicionadas estas por
avanços tecnológicos, produtivos e científicos. Para tanto, elenca-se que o espaço geográfico pode
ser estudado na escola através de metodologias ativas, diversificadas e que oportunizem a autoria
dos alunos. Nesse sentido, a teoria piagetiana não deve ser pensada como um manual didático, mas
enquanto uma base teórica na meta de construção do conhecimento geográfico, cuja intenção é
proporcionar momentos de autoria discente, ancorada continuamente em ação e reflexão.

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Biografia do Autor

Marcos Irineu Klausberger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

KLAUSBERGER, M. I.; BATISTA, B. N. Ensino de Geografia, interação e autoria: possibilidades para compreender a dinâmica espaciotemporal do campo brasileiro. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 55–75, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/706. Acesso em: 22 dez. 2024.