Ensino de Geografia, interação e autoria
possibilidades para compreender a dinâmica espaciotemporal do campo brasileiro
Palabras clave:
Ensino de Geografia. Tempo e espaço na escola. Construção do conhecimento geográfico. Transformações do espaço rural brasileiro.Resumen
O espaço geográfico é a arena por excelência de ações e contradições humanas, sendo, igualmente,
a esfera material de coexistência de múltiplas temporalidades. A compreensão geográfica, com
efeito, demanda uma contínua articulação entre o espaço e o tempo, entre as formas geográficas e
os processos de ações humanas. Contudo, o ensino de Geografia, como um produto histórico da
ciência geográfica, parece ainda, muitas vezes, pautar-se por didáticas alicerçadas em práticas
pedagógicas fragmentadas, ancoradas em métodos descritivos, que não abarcam o todo e
obstaculizam a compreensão do espaço geográfico. Este artigo, então, objetiva compartilhar
construções didáticas que abarquem a totalidade geográfica e dimensionem a compreensão do
espaço e o tempo, no ensino de Geografia, como entidades indissociáveis, estabelecendo como foco
de análise as contemporâneas transformações no espaço agrário brasileiro, condicionadas estas por
avanços tecnológicos, produtivos e científicos. Para tanto, elenca-se que o espaço geográfico pode
ser estudado na escola através de metodologias ativas, diversificadas e que oportunizem a autoria
dos alunos. Nesse sentido, a teoria piagetiana não deve ser pensada como um manual didático, mas
enquanto uma base teórica na meta de construção do conhecimento geográfico, cuja intenção é
proporcionar momentos de autoria discente, ancorada continuamente em ação e reflexão.
Descargas
Citas
AB´SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.
BRASIL. Comitê de Governança. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Matriz de Referência do ENEM 2009. Brasília, 2009.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – PCN+. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BRUM, Argemiro; TRENNEPOHL, Vera Lúcia. Agricultura brasileira: formação, desenvolvimento e perspectivas. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2005.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 2008.
CASTILLO, Ricardo Abid. Exportar alimentos é a saída para o Brasil? O caso do complexo soja. In: ALBUQUERQUE, Edu Silvestre (Org.). Que país é esse? São Paulo: Globo, 2005.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. A teoria construtivista... O construir a Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre: AGB-PA, n. 19, p. 5-17, 1992.
______. (Org.). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos do campo no Brasil. Disponível em: <http://www.cptnacional.org.br/index.php/publicacoes/conflitos-no-campo-brasil> Acesso em: 12 jan. 2016.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: ______; CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
COSTELLA, Roselane Zordan. Competências e habilidades no contexto da sala de aula: ensaiando diálogos com a teoria piagetiana. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, jan./jun. 2011.
FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Piaget e a Dialética. In: ______; BECKER, Fernando (Orgs). Revisitando Piaget. Porto Alegre: Mediação, 1998.
HAESBAERT, Rogério. O Espaço como categoria e sua constelação de conceitos: uma abordagem didática. In: TONINI, Ivaine Maria et al (Orgs). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio. Textos teóricos e metodológicos. Brasília: MEC/INEP, 2009.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MAURICE-NAVILLE, Danielle; MONTANGERO, Jacques. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado da (orgs). In: Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000.
______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
______. O desafio humano da comunicação. In: PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério; PETRAGLIA, Izabel. (Orgs.) Edgar Morin: ética, cultura e educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011a.
______. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2011b.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
______. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1980.
______. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1983.
______. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
RUA, João et al. Para ensinar geografia: contribuição para o trabalho com 1° e 2° graus. Rio de Janeiro: Acess, 1993.
SANTOS, Milton. Espaço e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.
______. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2009.
______. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2012.
UNITED STATES DEPARTAMENT OF AGRICULTURE (USDA). Agricultural act of 2014: highlights and implications. Disponível em: <http://www.ers.usda.gov/agricultural-act-of-2014-highlights-andimplications.aspx.> Acesso em: 10 jan. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.