Ensino de Geografia, interação e autoria

possibilidades para compreender a dinâmica espaciotemporal do campo brasileiro

Autores/as

  • Marcos Irineu Klausberger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)
  • Bruno Nunes Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Palabras clave:

Ensino de Geografia. Tempo e espaço na escola. Construção do conhecimento geográfico. Transformações do espaço rural brasileiro.

Resumen

O espaço geográfico é a arena por excelência de ações e contradições humanas, sendo, igualmente,
a esfera material de coexistência de múltiplas temporalidades. A compreensão geográfica, com
efeito, demanda uma contínua articulação entre o espaço e o tempo, entre as formas geográficas e
os processos de ações humanas. Contudo, o ensino de Geografia, como um produto histórico da
ciência geográfica, parece ainda, muitas vezes, pautar-se por didáticas alicerçadas em práticas
pedagógicas fragmentadas, ancoradas em métodos descritivos, que não abarcam o todo e
obstaculizam a compreensão do espaço geográfico. Este artigo, então, objetiva compartilhar
construções didáticas que abarquem a totalidade geográfica e dimensionem a compreensão do
espaço e o tempo, no ensino de Geografia, como entidades indissociáveis, estabelecendo como foco
de análise as contemporâneas transformações no espaço agrário brasileiro, condicionadas estas por
avanços tecnológicos, produtivos e científicos. Para tanto, elenca-se que o espaço geográfico pode
ser estudado na escola através de metodologias ativas, diversificadas e que oportunizem a autoria
dos alunos. Nesse sentido, a teoria piagetiana não deve ser pensada como um manual didático, mas
enquanto uma base teórica na meta de construção do conhecimento geográfico, cuja intenção é
proporcionar momentos de autoria discente, ancorada continuamente em ação e reflexão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Irineu Klausberger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Citas

AB´SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRASIL. Comitê de Governança. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Matriz de Referência do ENEM 2009. Brasília, 2009.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – PCN+. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BRUM, Argemiro; TRENNEPOHL, Vera Lúcia. Agricultura brasileira: formação, desenvolvimento e perspectivas. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2005.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 2008.

CASTILLO, Ricardo Abid. Exportar alimentos é a saída para o Brasil? O caso do complexo soja. In: ALBUQUERQUE, Edu Silvestre (Org.). Que país é esse? São Paulo: Globo, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. A teoria construtivista... O construir a Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre: AGB-PA, n. 19, p. 5-17, 1992.

______. (Org.). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos do campo no Brasil. Disponível em: <http://www.cptnacional.org.br/index.php/publicacoes/conflitos-no-campo-brasil> Acesso em: 12 jan. 2016.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: ______; CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

COSTELLA, Roselane Zordan. Competências e habilidades no contexto da sala de aula: ensaiando diálogos com a teoria piagetiana. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, jan./jun. 2011.

FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Piaget e a Dialética. In: ______; BECKER, Fernando (Orgs). Revisitando Piaget. Porto Alegre: Mediação, 1998.

HAESBAERT, Rogério. O Espaço como categoria e sua constelação de conceitos: uma abordagem didática. In: TONINI, Ivaine Maria et al (Orgs). O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio. Textos teóricos e metodológicos. Brasília: MEC/INEP, 2009.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MAURICE-NAVILLE, Danielle; MONTANGERO, Jacques. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado da (orgs). In: Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000.

______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. O desafio humano da comunicação. In: PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério; PETRAGLIA, Izabel. (Orgs.) Edgar Morin: ética, cultura e educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011a.

______. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2011b.

PIAGET, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

______. A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1980.

______. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1983.

______. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

RUA, João et al. Para ensinar geografia: contribuição para o trabalho com 1° e 2° graus. Rio de Janeiro: Acess, 1993.

SANTOS, Milton. Espaço e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.

______. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2009.

______. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2012.

UNITED STATES DEPARTAMENT OF AGRICULTURE (USDA). Agricultural act of 2014: highlights and implications. Disponível em: <http://www.ers.usda.gov/agricultural-act-of-2014-highlights-andimplications.aspx.> Acesso em: 10 jan. 2016.

Publicado

2017-09-28

Cómo citar

KLAUSBERGER, M. I.; BATISTA, B. N. Ensino de Geografia, interação e autoria: possibilidades para compreender a dinâmica espaciotemporal do campo brasileiro. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 55–75, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/706. Acesso em: 21 nov. 2024.