Uma visão sobre a Prática como Componente Curricular utilizando oficinas pedagógicas e recursos midiáticos no Ensino de Química

Autores

  • Taysa da Silveira Chrysostomo
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ

Palavras-chave:

Licenciatura em química. Prática como Componente Curricular. Oficinas pedagógicas. Propagandas televisivas.

Resumo

O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, em uma pesquisa
realizada com licenciandos em química, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus
Nilópolis, cujo objetivo principal foi investigar como professores de química em formação podem
se apropriar de propagandas televisivas como recurso didático. A pesquisa foi qualitativa, com
análise interpretativa das informações obtidas nos encontros que ocorreram em uma das oficinas
pedagógicas. Todos os registros das discussões foram feitos em áudio, e os resultados analisados
segundo a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), observando-se as contribuições do
seu desenvolvimento para a prática pedagógica dos licenciandos em questão e consequentemente
para a formação de professores. Os participantes da pesquisa realizaram ensaios de intervenção pedagógica com propagandas televisivas, onde foram organizados grupos de discussões sobre o uso deste recurso midiático como opção metodológica, e dos problemas atuais no ensino de química, além das dificuldades de se contemplar a Prática como Componente Curricular (PCC) no curso de licenciatura. As discussões em grupo serviram de subsídios para que os licenciandos pudessem pensar e repensar a prática pedagógica, com inserções de atividades e recursos que possibilitem, em um curso formação de professores, à procura de um ensino de Química mais diversificado.

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Biografia do Autor

Taysa da Silveira Chrysostomo

Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Nilópolis

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Doutor em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do IFRJ.

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

CHRYSOSTOMO, T. da S.; MESSEDER, J. C. Uma visão sobre a Prática como Componente Curricular utilizando oficinas pedagógicas e recursos midiáticos no Ensino de Química. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 139–155, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/734. Acesso em: 22 dez. 2024.

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