O professor de química e o século XXI
novos caminhos ou passadas antigas?
Palavras-chave:
Ensino de Química. História e Cultura Africana e Indígena. Direitos Humanos. Química Verde.Resumo
Neste artigo, discutimos o que no cenário atual da educação brasileira, em termos de publicação no
ensino de química, consideramos como inovador, associando-se ao que se tem de mais recente em termos de
legislação. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica em cinco publicações da área, analisando seus artigos
e classificando-os segundo os temas por nós considerados inovadores, a saber: História e Cultura Africana e
Indígena, Educação em Direitos Humanos e Química Verde. Inferimos de nossas análises, que em termos de
publicações científicas, ainda há uma lacuna a preencher, para que estejamos mais conectados às questões
socioculturais de nossa sociedade e, que entendemos estar ligado a um olhar mais atento à formação inicial e
continuada de professores de Química.
Downloads
Referências
ABREU, R. G.; LOPES, A. C. A Interdisciplinaridade e o Ensino de Química: Uma leitura a partir das políticas de currículo. In: ABREU, R. G.; LOPES, A. C.; SANTOS W. L. P.; MALDANER, O. A. (org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí. Ed. Unijuí, 2013.
BAIRD, C. Química ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão bibliográfica” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-44.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
______. Lei n. º 10.639, de 09.01.03: altera a Lei 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afrobrasileira”. Brasília: [s.n.], 2003.
______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: 2006.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Vol.2 Brasília: MEC, SEMTEC, 2006.
______. Lei n. º 11.645, de 10.03.08: Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 09.01.03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Diário Oficial da União: 30 de maio de 2012.
_____ . Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
DECONTO, D.C.S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Incoerências e contradições das políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 33, p. 194-222, 2016.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física: formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Magistério).
DOURADO, L.F. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Comunicação & Educação. ano XXI . número 1 , jan/jun 2016.
FERREIRA, S. L. Introduzindo a noção de Interdisciplinaridade . In FAZENDA, I. (Org.). Práticas Interdisciplinares na escola 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 33-35.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Universidade Estadual do Ceará, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2002.
LENARDÃO, E. J. et al.“GREEN CHEMISTRY” – Os 12 Princípios da Química Verde e sua Inserção nas Atividades de Ensino e Pesquisa. Quim. Nova, vol. 26, nº. 1, 123-129, 2003.
LIMA, R.R.J.;SILVA, R.P.; GBU, D.S.; BARBOZA, M.M.; COSTA, L.C. Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a distância? R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2017.
MACHADO, A. A. S. C., Química e Desenvolvimento sustentável - QV, QUIVES, QUISUS, Química, Bol. S. P. Q., 95, 59, 2004.
MOZENA, E.R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das Ciências da Natureza. Revista Ensaio, vol.16, nº2, p.185-206, maio-ago2014.
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, R. P. C. O cotidiano, o contextualizado e a Educação em Direitos Humanos: a escolha de um caminho para uma Educação cidadã cosmopolita. Revista Iberoamericana de Educación (RIE). v. 71, n. 1, 2016.
PINHEIRO, J. S.; SILVA, R. M. G. Aprendizagem de um grupo de futuros professores de Química na elaboração de conteúdos pedagógicos digitais no contexto da obrigatoriedade do ensino da cultura e História afro-brasileira e a africana estabelecida pela Lei Federal 10.693/03. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2010.
RICARDO, C.E.; ZYLBERSZTAJN, A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação inicial dos professores das Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências – vol.12(3), pp.339-355, 2007.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. A dimensão social do ensino de Química: um estudo exploratório da visão dos professores. Anais do II ENPEC. Valinhos, set. 1999.
SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.12 n.01 p.101-118 , jan-abr.2010.
SOUZA, E. P. L.; ALVINO, A. C. B.; SANTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. Cultura Africana e Ensino de Química: estudos sobre a configuração da identidade docente. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI) Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012.
WARTHA, E. J; ALÁRIO, A. F. A. A Contextualização no ensino de química através do livro didático. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 22, p. 42-47, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.