O professor de química e o século XXI

novos caminhos ou passadas antigas?

Autores

  • Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo
  • Jorge Cardoso Messeder Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ), campus Nilópolis

Palavras-chave:

Ensino de Química. História e Cultura Africana e Indígena. Direitos Humanos. Química Verde.

Resumo

Neste artigo, discutimos o que no cenário atual da educação brasileira, em termos de publicação no
ensino de química, consideramos como inovador, associando-se ao que se tem de mais recente em termos de
legislação. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica em cinco publicações da área, analisando seus artigos
e classificando-os segundo os temas por nós considerados inovadores, a saber: História e Cultura Africana e
Indígena, Educação em Direitos Humanos e Química Verde. Inferimos de nossas análises, que em termos de
publicações científicas, ainda há uma lacuna a preencher, para que estejamos mais conectados às questões
socioculturais de nossa sociedade e, que entendemos estar ligado a um olhar mais atento à formação inicial e
continuada de professores de Química.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo

Graduação em Engenharia Química e Licenciatura em Química. Mestre em Ensino de Ciências – IFRJ

Jorge Cardoso Messeder, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ), campus Nilópolis

Graduação em Química Industrial pela UFF, mestrado e doutorado em Ciências pelo IME. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ), campus Nilópolis

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

RUSSO, A. L. R. G.; MESSEDER, J. C. O professor de química e o século XXI: novos caminhos ou passadas antigas?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 1, p. 155–173, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/688. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos