Educação escolar, formação de professoras e memórias

Autores

  • Ana Cláudia Sousa Mendonça
  • Rita de Cácia Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Marcos Batinga Ferro

Palavras-chave:

Educação Escolar. Formação de professoras. Grupos Escolares. Independência social e econômica. Memórias.

Resumo

O estudo tem como objetivo abordar, através das memórias de uma professora, a sua formação entre as décadas de 50 e final de 70, do século XX, onde a educação escolar vivenciava conceitos que eram ressignificados com a inserção da mulher nas cadeiras dos grupos escolares. Pretendeu-se, através da aplicação de um questionário, revisitar as memórias da informante, tomando Freitas (2003), Le Goff (2003), Santos (2006), Azevedo (2009) e Chartier (2009 e 2010), entre outros, como pressupostos teóricos na construção do estudo que, após a análise, tem como propósito identificar os caminhos percorridos e as dificuldades enfrentadas por uma mulher que almejava transcender o âmbito doméstico, a independência social, econômica e a realização profissional, como professora, mãe e mulher, em um período em que as mesmas tinham pouco acesso à cultura, ao mundo da política, dos direitos de cidadãs e de uma educação igualitária. E, atendendo a Resolução do CNS 466/12, sobre pesquisas com seres humanos, para resguardar a identidade da informante e qualquer forma de constrangimento, será usado um pseudônimo para a mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Sousa Mendonça

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro do NUPIEPED – Núcleo de
Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência.

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Profa. Dra. da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, SBHE e vice-líder do NUPIEPED – Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência.

Marcos Batinga Ferro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor da Faculdade São Luís de FrançaFSLF/Aracaju – SE.

Referências

AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Grupos escolares em Sergipe (1911-1930). Cultura escolar, civilização e escolarização da infância. Natal: EDUFRN, 2009.

CHARTIER, Roger. A História ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHARTIER, Roger. ”Escutar os mortos com os olhos”. In: Estudos Avançados. 24 (69), p. 7-30. Rio de Janeiro: 2010.

FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. “Vestidas de azul e branco”: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão: Grupos de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED, 2003.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 419-476.

SANTOS, Nivalda Menezes. O celibato pedagógico feminino em Sergipe nas três primeiras décadas do século XX: uma análise a partir da trajetória de Leonor Telles de Menezes. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

MENDONÇA, A. C. S.; SOUZA, R. de C. S.; FERRO, M. B. Educação escolar, formação de professoras e memórias. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 51–67, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/765. Acesso em: 23 abr. 2024.