A formação de professores do ensino secundário ao longo do século XX em Portugal

processos e debates

Autores

  • Raquel Pereira Henriques Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Profissão docente. Formação de professores. Cultura pedagógica. Prática pedagógica.

Resumo

Como é que a formação de professores do ensino secundário/liceal/médio se processou, em Portugal, em alguns momentos-chave do século XX? Quais foram as principais alterações e como foram debatidas? Tentar-se-á apresentar uma súmula organizada diacronicamente dando voz, sempre que possível, aos próprios educadores. Na impossibilidade de abordar diferentes processos de formação, optouse por especificar algumas etapas mais relevantes da formação inicial dos professores para o ensino secundário em três momentos políticos distintos da História Contemporânea de Portugal, ou seja,
durante a Primeira República (1910-1926), na Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974) e, por fim, após o 25 de Abril de 1974 e na atualidade. No longo período de 1926 a 1974 serão sobretudo analisados os anos de consolidação do regime ditatorial e, também, a partir da década de 1960, por corresponderem a fases em que se verificaram alterações muito significativas na educação e nos processos de formação. Ao longo de um século a formação de professores acabou por revelar oscilações, algumas permanências e recuperações cíclicas. No entanto, nunca a certificação escolar dos docentes foi descurada, apesar de todas as alterações verificadas – ela permite integrá-los como funcionários públicos, regula oficialmente o seu trabalho e legitima-o, habilita-os para poderem exercer um papel transformador das novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pereira Henriques, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC).

Referências

BANDEIRA, F. João José da Conceição Camoesas. in NÓVOA, A. (direção). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, 2003, pp. 237-241

CORDEIRO, A. F.; MARQUES, C.; LOPES, D.; MARQUES, F.. José Maria de Queirós Veloso. in NÓVOA, A. (direção). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, 2003, pp. 1425-1427

Educação: boletim do Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa. Lisboa: Ministério da Educação Nacional. Vol. 3, nº 8, junho 1971.

Educação: boletim do gabinete de estudos e planeamento da acção educativa. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, Vol. 1, nº 1, outubro 1969.

Ensino Preparatório – História e Geografia, 1974-1975. Lisboa: Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Estado da Orientação Pedagógica, P/1, 1974

Estágios pedagógicos: boletim da comissão orientadora de estágios pedagógicos. [Lisboa]: Ministério da Educação Nacional, nº 1, 1971-1972.

Estatuto do ciclo preparatório do ensino secundário. Lisboa: Imprensa Nacional, 1969.

ESTRELA, M. T. L. C. C. A cidade de Lisboa, tema de história local a aplicar aos programas do liceu (Lisboa pombalina). in Conferências Pedagógicas – 1968-1969, Volume II (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1969.

FERNANDES, M. M. M. B. R. Trabalho de didáctica geral (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1973.

FERNANDES, R. História das inovações educativas (1875-1936). in NÓVOA, A. & RUIZ BERRIO, J. (Eds.). A História da Educação em Espanha e Portugal – investigações e actividades. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1993, pp. 157-170.

FERRÃO, A. (relator). 2ª secção, Higiene escolar – surmenage escolar. in Terceiro Congresso Pedagógico – Abril de 1912. Lisboa: Liga Nacional de Instrução/Imprensa Nacional, 1913a, pp. 39-130.

FERRÃO, A. Cursos de férias. Cursos de aperfeiçoamento para os professores primários. in Terceiro Congresso Pedagógico – Abril de 1912. Lisboa: Liga Nacional de Instrução/Imprensa Nacional, 1913b, pp. 281-284.

GILOT, F. R. S. Ensaio crítico pedagógico. Professor estagiário do 4º grupo. in Trabalhos de estágio dos 2º, 3º e 4º grupos – 1938-1962 (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1946.

HENRIQUES, R. P. Escola Nova. in ROLLO, M. F. (coordenação), Dicionário de História da I República e do Republicanismo, Volume I: A-E. Lisboa: Assembleia da República, 2013, pp. 1217-1221.

HENRIQUES, R. P. Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2010.

LIMA, A. O recrutamento de professores. in Revista de Educação Geral e Técnica, III (4), abril 1915, pp. 358-366

MAGALHÃES, J. A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. in MATOS, S. C. & Ó, J. R. do (coordenação), A Universidade de Lisboa nos séculos XIX e XX, Vol. II. Lisboa: Tinta-da-China, 2013, pp.1087-1105.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf (acesso em janeiro de 2017)

NÓVOA, A. (direção). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA, 2003.

NÓVOA, A. Ensino Liceal. in ROSAS, F. & BRITO, J. M. B. (direção), Dicionário de História do Estado Novo. s.l. [Lisboa]: Círculo de Leitores, Volume I, 1996, pp. 301-303.

PINTASSILGO, J. (Org.). O 25 de Abril e a educação. Discursos, Práticas e Memórias Docentes. Lisboa: Edições Colibri, 2014.

PINTASSILGO, J.; MOGARRO, M. J. & HENRIQUES, R. P. A formação de professores em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

PINTO, F. P. L. Discursos proferidos pelo Prof. Eng. Dr. Francisco de Paula Leite Pinto como Ministro da Educação Nacional de Julho de 1956 a Maio de 1961. Lisboa: s.ed. [Dactilografado e Ciclostilado nos Serviços da Comissão de Estudos da Energia Nuclear do Instituto de Alta Cultura], Vol. II, 1961.

POPKEWITZ, T.S. Sociología política de las reformas educativas – el poder/saber en la enseñanza, la formación del profesorado y la investigación. Madrid: Ediciones Morata, 1997 [1994, 1ª ed.].

SANTOS, M. Z. B. Ensaio crítico: As lutas liberais. Da contra-revolução à Convenção de ÉvoraMonte. 4º grupo. in Trabalhos de estágio dos 2º, 3º e 4º grupos – 1938-1962. (Arquivo/Biblioteca da Escola Secundária de Pedro Nunes), 1948.

TEODORO, A. As políticas de educação em discurso directo (1955-1995). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.

TEODORO, A. A construção política da educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento, 2001

VELOSO, J. M. Q. A formação profissional dos professores liceais (II). in: Labor. Revista bimestral de educação e ensino e extensão cultural, Ano II, nº 7, maio 1927, pp. 145-157.

ZAMITH, F. L. M. Sugestões para a resolução dum problema gravíssimo. Labor – Revista de ensino liceal. Ano XXVI, nº 209 (3ª série), fevereiro 1962, pp. 383-386.

ZAMITH, F. L. M. Um alvitre. In Labor – revista de ensino liceal. Ano XXIII (3ª série), nº 180, dezembro 1958, pp. 194-196.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

HENRIQUES, R. P. A formação de professores do ensino secundário ao longo do século XX em Portugal: processos e debates. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 3, p. 7–28, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/740. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.