Educação escolar, formação de professoras e memórias
Palabras clave:
Educação Escolar. Formação de professoras. Grupos Escolares. Independência social e econômica. Memórias.Resumen
O estudo tem como objetivo abordar, através das memórias de uma professora, a sua formação entre as décadas de 50 e final de 70, do século XX, onde a educação escolar vivenciava conceitos que eram ressignificados com a inserção da mulher nas cadeiras dos grupos escolares. Pretendeu-se, através da aplicação de um questionário, revisitar as memórias da informante, tomando Freitas (2003), Le Goff (2003), Santos (2006), Azevedo (2009) e Chartier (2009 e 2010), entre outros, como pressupostos teóricos na construção do estudo que, após a análise, tem como propósito identificar os caminhos percorridos e as dificuldades enfrentadas por uma mulher que almejava transcender o âmbito doméstico, a independência social, econômica e a realização profissional, como professora, mãe e mulher, em um período em que as mesmas tinham pouco acesso à cultura, ao mundo da política, dos direitos de cidadãs e de uma educação igualitária. E, atendendo a Resolução do CNS 466/12, sobre pesquisas com seres humanos, para resguardar a identidade da informante e qualquer forma de constrangimento, será usado um pseudônimo para a mesma.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Grupos escolares em Sergipe (1911-1930). Cultura escolar, civilização e escolarização da infância. Natal: EDUFRN, 2009.
CHARTIER, Roger. A História ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHARTIER, Roger. ”Escutar os mortos com os olhos”. In: Estudos Avançados. 24 (69), p. 7-30. Rio de Janeiro: 2010.
FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. “Vestidas de azul e branco”: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão: Grupos de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED, 2003.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 419-476.
SANTOS, Nivalda Menezes. O celibato pedagógico feminino em Sergipe nas três primeiras décadas do século XX: uma análise a partir da trajetória de Leonor Telles de Menezes. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.