Educação municipalizada na Venezuela em sentir planetario

contribuição do local à terra nacional

Autores

  • Mireya del Valle Universidad Bolivariana de Venezuela
  • Alberto Tomas Mirabal Rodriguez Instituto Universitário de Tecnologia -IUT- "Doutor Delfín Mendoza", Venezuela

Palavras-chave:

Educação Municipalizada. Transmétodo. Decolonialidade. Conhecimento subterrâneo.

Resumo

A Educação Municipalizada na Venezuela é analisada em sentido planetário como uma contribuição do local à pátria, enquadrada na linha de pesquisa educabilidade-educação universitária municipalizada-imaginários sociais complexos, a partir do uso da hermenêutica compreensiva transmétodo, ecosófica e diatópica. Deseja-se a construção de uma nova cidadania, deixando de lado aquela imposta pela colônia, buscando o oculto, portanto, sua libertação. Trata-se de religar a Educação Municipalizada, do ecosófico, do ecológico; é privilegiar o que é nosso, o que é comunitário, o que está enterrado e execrado nas comunidades.

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Biografia do Autor

Mireya del Valle, Universidad Bolivariana de Venezuela

Professor Pesquisador da Universidade Bolivariana da Venezuela, Doutor em Ciências da Educação (ULAC), Especialista em Planejamento e Gestão Educacional (CIPPSV), Licda. Em Serviço Social (UDO), República Bolivariana da Venezuela. ORCID. 0000-0003-4843-9058 E-mail: mirmirabal@gmail.com

Alberto Tomas Mirabal Rodriguez, Instituto Universitário de Tecnologia -IUT- "Doutor Delfín Mendoza", Venezuela

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Aberta Nacional. Técnico Superior em Contabilidade Pública, Instituto Universitário de Tecnologia -IUT- "Doutor Delfín Mendoza". Graduado em Contabilidade Pública, Universidade Nacional Aberta, Educação, menção Educação Especial, Universidade Bolivariana da Venezuela, Contabilidade Pública, Docente, Universidade Politécnica Territorial Pio Tamayo.

ORCID. 0000-0002-0326-0567 E-mail: atomasmirabal@gmail.com

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

MIREYA; MIRABAL RODRIGUEZ, A. T. Educação municipalizada na Venezuela em sentir planetario: contribuição do local à terra nacional . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023005, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/917. Acesso em: 2 maio. 2024.