Educação municipalizada na Venezuela em sentir planetario

contribuição do local à terra nacional

Autores

  • Mireya del Valle Universidad Bolivariana de Venezuela
  • Alberto Tomas Mirabal Rodriguez Instituto Universitário de Tecnologia -IUT- "Doutor Delfín Mendoza", Venezuela

Palavras-chave:

Educação Municipalizada. Transmétodo. Decolonialidade. Conhecimento subterrâneo.

Resumo

A Educação Municipalizada na Venezuela é analisada em sentido planetário como uma contribuição do local à pátria, enquadrada na linha de pesquisa educabilidade-educação universitária municipalizada-imaginários sociais complexos, a partir do uso da hermenêutica compreensiva transmétodo, ecosófica e diatópica. Deseja-se a construção de uma nova cidadania, deixando de lado aquela imposta pela colônia, buscando o oculto, portanto, sua libertação. Trata-se de religar a Educação Municipalizada, do ecosófico, do ecológico; é privilegiar o que é nosso, o que é comunitário, o que está enterrado e execrado nas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mireya del Valle, Universidad Bolivariana de Venezuela

Professor Pesquisador da Universidade Bolivariana da Venezuela, Doutor em Ciências da Educação (ULAC), Especialista em Planejamento e Gestão Educacional (CIPPSV), Licda. Em Serviço Social (UDO), República Bolivariana da Venezuela. ORCID. 0000-0003-4843-9058 E-mail: mirmirabal@gmail.com

Alberto Tomas Mirabal Rodriguez, Instituto Universitário de Tecnologia -IUT- "Doutor Delfín Mendoza", Venezuela

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Aberta Nacional. Técnico Superior em Contabilidade Pública, Instituto Universitário de Tecnologia -IUT- "Doutor Delfín Mendoza". Graduado em Contabilidade Pública, Universidade Nacional Aberta, Educação, menção Educação Especial, Universidade Bolivariana da Venezuela, Contabilidade Pública, Docente, Universidade Politécnica Territorial Pio Tamayo.

ORCID. 0000-0002-0326-0567 E-mail: atomasmirabal@gmail.com

Referências

CARABALLO, M.; RODRÍGUEZ, M. E. Perspectivas complejas y antropoéticas de la Educación Inclusiva Ecosófica. Polyphōnía. Revista de Educación Inclusiva, Santiago de Chile, v.3, p.2, p.117-133, 2019.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia. Pre-textos, 2004.

FREIRE, P. El Grito Manso. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2003

HIDALGO, A.; CUBILLO, A. Transmodernidad y Transdesarrollo. Huelva: Ediciones Bonanza, 2016.

ISHIZAWA, J. La construcción comunitaria del ser. En G. Esteva (Coord.). Repensar el mundo con Ivan Illich. Guadalajara: Taller editorial La Casa del Mago, 2012.

MORÍN, E. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa, 1994.

MORÍN, E. La epistemología de la complejidad. Gazeta de Antropología, Paris, n.20, p.43-77, 2004.

PANIKKAR, R. Mito, fe y hermenéutica. Barcelona: Herder, 2007.

PÉREZ, A. Educación de calidad para todos, 2014. En: https://www.p.se-todo.com/law/20046/index.html?page=2

PUPO, R. La cultura y su aprehensión ecosófica. Una visión ecosófica de la cultura. Alemania: Editorial Académica Española, 2007.

RODRÍGUEZ, M. E. Re-ligar como práctica emergente del pensamiento filosófico transmoderno. Revista Orinoco Pensamiento y Praxis/ Multidisciplinarias, Ciudad Bolívar, n.11, p.13-33, 2019.

RODRÍGUEZ, M. E. La hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica Un transmétodo rizomático en la transmodernidad. Perspectivas Metodológicas, Buenos Aires, v.19, p.1-15, 2020. https://www.doi.org/10.18294/pm.2020.2829

RODRÍGUEZ, M. E.; MIRABAL, M. Ecosofía-antropoética: una recivilización de la humanidad. TELOS. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Maracaibo, v.22, n.2, p.295-309, 2020. https://www.doi.org/10.36390/telos222.04.

RODRÍGUEZ, M. E. La decolonialidad planetaria como urgencia de la complejidad como transmetódica. Perspectivas Metodológicas, Buenos Aires, v.21, p.1-22, 2021. https://doi.org/10.18294/pm.2020.2829.

SANTOS, B. Crítica de la Razón Indolente Contra el Desperdicio de la Experiencia, Volumen I, Para un Nuevo Sentido Común: La Ciencia, El Derecho y La Política En La Transición Paradigmática. Madrid: Editorial Desclée De Brouwer, S.A., 2003

WALSH, C. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. En Santiago Castro Gómez Ramón Grofoguel. (Compiladores). El Giro Decolonial. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

Publicado

2023-06-06

Como Citar

MIREYA; MIRABAL RODRIGUEZ, A. T. Educação municipalizada na Venezuela em sentir planetario: contribuição do local à terra nacional . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023005, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/917. Acesso em: 22 nov. 2024.